terça-feira, 31 de março de 2009

Música saida do bairro

As diferenças socias do Brasil são evidentes nas letras das musicas populares como o Samba e o Pagode. A maioria das vesses as pessoas que escrevem as letras falam de fatos que aconteceram em suas vidas e que demostram uma realidade latente no Brasil.

Apesar de sofrida, consigo levar
Um dia eu acerto numa loteria
..E dessa iguaria até posso provar...

Essas são as letras do cantor carioca, Zeca Pagodinho, que junto com outros sambistas famosos, nasceram em condições de pobreza, afastaram das salas de aula e começaram tomar lições de vida e de musica nos seus bairros. A difícil situação econômica de muitas famílias no Brasil, junto com a falta de controle de natalidade, deixa muitas crianças com baixas expectativas de entrar numa boa escola e chegar até a faculdade. É por isso que para os meninos que moram nas periferias e nos bairros pobres, a música é uma única saída da pobreza.

Para o grande músico, Adorinan Barbosa a situação foi similar. Filho de imigrantes italianos, Barbosa conta em suas letras, a vida de um paulista numa metrópole cheia de fumaça que vive a um ritmo muito acelerado. Igual que éle muitos outros personagems e grandes musicos do povo, viveram e morreram pobres, cantando sempre sobre o dia a dia.

"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama
do jardim
E práes quece nois cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
dim, dim,
Donde nóis passemos os dias feliz
de nossa vida.

A situação social que a música retrata, não está só no seu contendo, mais também na forma como está escrita. As expressões próprias da vida nas ruas, nas grandes cidades, está reflexa nas gírias com que o músico escreve as palavras. Para saber mais sobre a situação social do brasil, historicamente e atualmente, basta só com ouvir algumas letras da musica popular, que são expressões verdadeiras da situação social de uma grande parte do país.

segunda-feira, 30 de março de 2009

diferenças sociais do Brasil de hoje e como brasileiros convivem com isso.

diferenças sociais do Brasil já é um problema muito sério.
Geralmente perto do morro ou do rio há pobreza.
entretanto também tem Shopping muito chique, restaurantes caros, apartamentos bons.
Quem sao classe alta, experimentam comidas boas, e moram em casas boas.
mas os pobres pede esmola para dia-a-dia, vende chiclete, por isso, nao tem bastante dinheiro
para se alimentar.
na musica caviar, a letra está mostrando que existe comidas consideradas caras e comidas para mais pobres
dando exemplo caviar.
mas caracteristica principal dela é atitude positiva.
a personagem já sabe que caviar é uma comida boa mas nao perde esperança.
na musica saudosa maloca,porém, as personagens se representam lado escuro da realidade brasileira.
estão falando errado gramaticamente para mostrar poucas educações,
e também destaca falta de compreender entre classe alta e classe baixa.
a differnça se tornando maiores, pior aínda.

Reportagem sobre diferenças sociais do Brasil

Existe grandes diferencas sociais no Brasil.
Enquanto há muitas pessoas pobres que vivem na rua pedindo dinheiro, há muitas pessoas tão ricas como não posso imaginar. É claro que pessoas pobres são bem mais do que as ricas. E essas diferenças causam muitos probremas sociais, especialmente sobre segrança. Porque as pobres as vezes assaltam pessoas ricas para sobreviver.
É muito difícil reduzir essas diferenças, porque pessoas pobres não podem receber boa educação e, por isso, não têm muita chance de sair da vida pobre.
Acho que a maioria das pessoas ricas ou da classe média está preocupada e interessada por este problema e desejando que ele seja resolvido. Mas muitas pessoas pobres, como as tratadas em “Caviar” ou “Saudosa Maloca”, já quase desistem de melhorar a vida e tentam aceitar e aproveitar a vida pobre. Essas pessoas têm mais interesse por dinheiro, que podem ganhar logo, do que pela resoluçao fundamental do problema. Essa diferença de pensamento também dificulta a resolução do problema.

Chega de Saudade (Aula 1)

Chega de Saudade é uma canção de bossa nova, escrita por Vinícius de Moraes (letra) e por Antonio Carlos Jobim (música) em meados dos anos 50.
Ela foi gravada pela primeira vez em abril de 1958, na voz de Elizeth Cardoso, acompanhada pelo violão de João Gilberto.
Ela canta o sofrimento de falta da namorada. Achei que ela é um pouco parecida com a samba canção, mas o clima dela não é tão pesada como o da samba canção e o rítimo é mais rápido. Acho que esse clima leve é uma das características da bossa nova.

domingo, 29 de março de 2009

Aula 3 - Samba (parte 2)

Olá, pessoal!

Dando continuidade à aula anterior, trabalhamos com mais um samba: "Saudosa Maloca" de Adoniran Barbosa. Além disso, vimos algumas diferenças entre os tipos de samba que vocês pesquisaram e conversamos sobre a questão das diferenças sociais no Brasil - tanto na comida quanto na língua - abordadas nas músicas trabalhadas. Como produção textual para esta semana (conforme a atividade que vocês receberam na aula 2), vocês devem postar no blog uma reportagem sobre diferenças sociais do Brasil de hoje e como brasileiros convivem com isso, incluindo na argumentação o perfil das pessoas tratadas em "Caviar" e "Saudosa Maloca".

terça-feira, 24 de março de 2009

Samba Canção

Samba canção surgiu no final da decada de 1930.

Dizem que, originalmente, samba foi uma música de escrevos. E antes de samba canção surgir, samba era popular basicamente em negros, e normalmente cantava sobre seus cotidianos ou pensamentos sobre suas vidas, as vezes incluindo reclamações contra sociedade.

Mas samba ficou mais comum e mais popular até em pessoas brancas ou cujas posições sociais eram altas. Essas pessoas eram mais ricas e tinham menos dificuldade de sobreviver do que negros pobres, por isso elas tinham interesses mais por coisas românticas do que pela vida mesma.

Essa tendência apareceu em sambas, e foram compostas muitas sambas que cantavam sobre coisas românticas, especialmente sobre amor, em rítimos mais devagares do que sambas antigas. E este tipo de samba começou a ser chamado samba canção.

segunda-feira, 23 de março de 2009

ô pesquisei sobre samba-enredo

Samba enredo

desfile de escolas de samba
no qual as pessoas se caracterizam
conforme a letra da musica
tipo o desfile das escolas de samba no rio de janeiro
um terme que separam generos de samba

exemplo)http://www.youtube.com/watch?v=VCfeAgRxwWA

domingo, 22 de março de 2009

Aula 2 - Samba


Olá, pessoal! Aqui vão algumas curiosidades sobre o samba.

1º) O samba, que é tido como o ritmo brasileiro por excelência, surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana, indígena e portuguesa no início do século XX, no Rio de Janeiro.

2º) O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambor, surdo, pandeiro) e acompanhados por violão e cavaquinho (tipo de violão pequeno com timbre mais agudo).

3º) Geralmente, as letras contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres, mas devido à grande variedade de tipos de samba, há diversas outras temáticas.

4º) O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.

5º) Há diversos tipos de samba, como Pagode, Samba-Batido, Samba-de-Breque, Samba-Canção, Samba-Corrido, Samba-Enredo, Samba-Exaltação, Samba-de-Morro, Samba-de-Partido-Alto, Samba-Raiado, Samba-de-Roda, Samba-de-Terreiro e Sambalanço.

Conforme combinamos na aula passada, cada um de vocês deverá buscar maiores informações sobre um dos seguintes assuntos e postar aqui no blog. Aqui vai um exemplo de cada um dos tipos que deverão ser pesquisados e um link para um vídeo no Youtube:

Noel Rosa - Com que roupa? - Samba antigo (www.youtube.com/watch?v=rETSGoLBjjk)
Maysa - Meu mundo caiu - Samba-canção (www.youtube.com/watch?v=BgkEb_EHaP0)
Salgueiro - Explode Coração - Samba-enredo (www.youtube.com/watch?v=iJTAtnoe3t0)
Só pra Contrariar - Sai da minha aba - Pagode (www.youtube.com/watch?v=2pP1jah_0pw)

Boa pesquisa e divirtam-se!!!

sábado, 21 de março de 2009

Um classico da musica sertaneja

'No rancho fundo' é uma música composta por Ary Barroso e Lamartine Babo no ano 1930. Algumas pessoas dizem que foi escrita em homenagem ao poeta paraense Antônio Tavernard, que morreu a os 28 anos de idade na sua casa em Belem, chamada rancho fundo. Esta canção foi introduzida em Portugal quando com a novela Tieta do Agreste em 1990. Atualmente e considerada como uma das cancoes mais representativas da musica sertaneja e é interpretada por Chitaozinho e Xororó. O género de música sertaneja e muito sentimental e reflexa uma realidade de uma parte muito grande do Brasil. As letras do rancho fundo sao muito profundas e apaxionadas. Até para as pessoas que nao gostam do género sertanejo, esta música pode servir para conhecer mais sobre a cultura brasileira a través das estrofes da cancao.

Se Deus soubesse

Da tristeza lá na Serra
Mandaria lá pra cima
Todo o amor que há na Terra.
Porque o moreno
Vive louco de saudade
Só por causa do veneno
Das mulheres da cidade.

sábado, 14 de março de 2009

Aula 1 - (Re)conhecendo gêneros musicais

!

Olá, pessoal!

Bom, recapitulando o que trabalhamos na terça, ouvimos trechos das seguintes músicas e chegamos a conclusão que elas representam os seguintes gêneros:

Música 1 – Geração coca-cola - Rock

Música 2 – Chega de saudade - Bossa-nova

Música 3 – Caviar - Samba

Música 4 – Tapinha não dói - Funk

Música 5 – Gaudêncio sete luas - Música gauchesca

Música 6 – No rancho fundo - Música sertaneja

Música 7 – Eu só quero um xodó - Forró

Música 8 – Menina da Lua - MPB

Música 9 – Moro no Brasil - Samba-rock


Como tarefa de casa, vocês devem escolher uma destas músicas e pesquisar sobre fatos relacionados a ela (quem escreveu, artistas que interpretam, em que ano foi lançada, etc.), para depois escrever aqui no blog da turma um texto para os seus colegas (com as suas próprias palavras) contando fatos que te chamaram a atenção e a sua opinião sobre a música escolhida.

Abraço e até terça!

Sugestão: pensem em outras músicas brasileiras que você já conhecem. Quais são as diferenças entre elas (instrumentos, tempo, clima, vocal)? Elas pertencem a alguns dos gêneros trabalhados?


Bem-vindos ao curso de Música Brasileira 2009/1!

Olá, pessoal!

Estamos começando o curso de Música Brasileira do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS 2009/1. Aqui estaremos postando informações, dicas, links, vídeos e atividades (entre otras cositas más) relativas aos gêneros musicais que trabalharemos durante o semestre. Vocês estão convidados a postar o que quiserem sobre o assunto de cada uma das aulas, além das atividades pedidas em sala de aula, que farão parte da avaliação de vocês.
Desejo um ótimo semestre a todos nós!