quarta-feira, 22 de abril de 2009

A importância das letras da bossa nova para a criação deste gênero musical

A importância das letras da bossa nova para a criação deste gênero musical
A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no inicio da década de 60, seus pioneiros foram João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. E agora, ela é crucial, nem podemos comentar ¨Música Brasileira¨ sem Bossa nova.
Antes de Bossa nova, na década 50, sempre tocava samba canção nos rádios brasileiros. Samba, geralmente sobre amor muito doloroso, a voz bem vibrata, clima triste, assim.
Nesse momento aparência da bossa nova foi um divisor de águas realmente. Por exemplo, ¨chega de saudade¨ é cheia de surpresas. Sem percussão, o som da violão é muito macio. A voz sussurando, e falando mesmo assunto , mas com totalmente outras palavras.
Está bem, não é dificil para entender quais as diferenças em instrumentos musicais, e voz. Mas como é que é as letras? Aqui está letras da música chega de saudade.
Chega de Saudade
Tom Jobim

Composição: Tom Jobim e Vinícius

Vai minha tristeza,
e diz a ela que sem ela não pode ser,
diz-lhe, numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso Mais sofrer.
Chega, de saudade
a realidade, É que sem ela não há paz,
não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai
Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca,
dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos, e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio de você longe de mim...

Pela minha primeira impressão, fico impressionada com essas rimas. Para quem não conhece esta música, ela vai ser considerada uma poeta perfeita.
E está comentando sobre amor perdido. Embora apareça palavras como tristeza, melancolia, sofrer e tal, expressa muito lindo imaginando por caso ela voltar. Vai dar muitos beijos, e abraços... E mesmo sendo muito lindo e meio exagerado, parece muito sincero como ele está mostrando as palavras do coração dele realmente. Ou seja, ele é uma pessoa que está muito próxima da nossa vida.
Conforme acima, as letras da bossa nova acaba sendo lindo e poetico, mas tambem realistico e sincero. Isso é uma característica especial.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Geração coca-cola da Coréia

Pro os Jovens
Acredito que aqui no Brasil, os jovens brasileiros absorvem muitas coisas americanas e convivem junto. Quando for ao cinema sempre está cheio de filmes hollywood, as músicas americanas no bar, abrindo revistas sempre tem as palavras inglesas, a gente encontra monte de coisas americanas no qualquer horário, qualquer lugar.
Trazendo esse assunto pro caso da Coréia piora. Concentrando isso, vou ter muita coisa para falar. Como a Coréia é um pais oriental, naturalmente cultura tipica coreana não tem nenhuma semelhança com cultura americana. Mas estão vendo agora, esse Estados unidos pequenininho?
Um minutinho, vamos lembrar contrato com Estados unidos. Nos vamos importar carne bovina dos estados unidos, mesmo sendo perigosa por causa de Encefalopatia espongiforme bovina. Claro que o Brasil é um pais rico pelo menos na área de carne. Infelizmente,porem, Coréia não. Por isto nosso grande presidente decidiu importar. Quando ele foi para encontro com presidente Bush, ele trabalhou como motorista dele. E dizem que bush disse ¨Presidente Lee é motorista muito bom¨ e nosso grande presidente ficou lisonjeado. Parabéns! Você dirige bem oficialmente! Acho que falei errado. Tenho de corrigir. Não é estados unidos pequeno. É empregado mesmo! E posso falar com certeza nosso grande presidente não vai querer comer essa carne. Concorda?
Fico meio frustada. Mas não por causa dele. Por quem ele foi eleito? Hoje em dia os jovens nao votam. Nem tem espírito da revolução. Com internete que tem a melhor qualidade do mundo, só pesquisam sobre as roupas, celebridades, ou drogas.
Você pode dizer que estou exagerando. E talvez seja certo. Mas eu sei que também está dizendo ¨Que inveja que você está morando no Brasil!¨ Não diga é por causa da carne. Brasil é considerado terceiro mundo e Coréia não. Mas com certeza identidade é uma coisa mais importante do que desenvolvimento! Para sua informação, os jovens brasileiros gostam sua cultura muito.e+ orgulho. Tem que pensar desde agora..

Top Top (Os Mutantes)

Pesquisei sobre "Top Top", porque esta música chamou mais minha atenção do que outras. A voz da Rita Lee (vocais) é meio estranha, como um instrumento elétrico, e a melodia é excêntrica. Mas apesar dessa excentricidade, a música não é tão ruim. Os sons dos são bons, a Rita canta bem, e o ritimo me anima.
Eu não consegui entender algumas partes da letra, mas gostei de algumas partes como: "O que eu não ganho eu leso. Ninguém vai me gozar, não jamais !!", "Vou trepar na escada pra pintar seu nome no céu". É radical e um pouco excêntrica, mas é reta, e por isso é agradável.
Os Mutantes surgiram no ano 1966, um pouco depois da The Beatles, por isso tem influência da banda, mas eles são os pionineiros na mescla do rock com elementos musicais e temáticos brasileiros, wikipedia diz.

"Top Top" em youtube
http://www.youtube.com/watch?v=58aswAeSu5k&feature=related

Cara Estranho Los Hermanos

Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cara_Estranho
Clipe
http://www.youtube.com/watch?v=e9KNxC8Y4vk
Resumindo Wikipedia
1. Cara estranho é uma música que nao tem refrão.
2. Primeira versão e segunda versão começa com ¨Olha só¨ ¨Olha ali¨
3. Faz parte desse jogo
Dizer ao mundo todo
Que só conhece o seu quinhão ruim
É simples desse jeito
Quando se encolhe o peito
E finge não haver competição
4. A faixa foi muito bem executada nas rádio de todo o país, mesmo com suas características de não possuir um refrão específico.

A música, ¨Cara Estranho¨ é rock alternativo. Geralmente ¨Ser alternativo¨ quer dizer ¨Fora do padrão¨. Ela não tem refrão, e tem instrumental muito grave, eletrónico. Além disso, tem aumento de som. Começa mais baixo e aumenta mais e mais, acaba sendo bem aditado. Guitarra destaca muito. Primeiro e segundo versão nao são tão altos e trata sobre esse ¨Cara Estranho¨ mesmo. Não somente o som, as letras também vira repentinamente. Está além do nosso imaginário. Embora as tais diferenças assim, ela continuamente ficou dos rádios brasileiros. Ser ¨fora do padrão¨ não é nessesariamente mesma coisa com ¨fora do gosto das pessoas.¨ E eu também gostei bastante.
E clipe dela também é impressionante. Coloquei link do clipe em site youtube. Um personagem que parece sereia homem, acorda da cama dele. Isso faz-me lembrar livro do Frantz Kafka¨ A Metamorfose¨. Clique o link.

A poética do Bossa Nova

A historia da poesia esteve sempre relacionado com a historia da música. A poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. De ai a importância do Bossa Nova como um retorno a um estilo de poesia cantada que depois da idade media foi separado pelo acompanhamento musical. O Bossa Nova retoma a poesia como um elemento fundamental da musica e o combina com ritmos populares brasileiros de um jeito nunca antes visto.

A importância das letras dentro do Bossa Nova fazem dele um movimento cultural onde seus principais representantes são considerados como verdadeiros poetas além de cantores. A mensagem poética junto com os instrumentos e composições musicais com origem na samba e o jazz, fazem do Bossa Nova uma das maiores expressões culturais do Brasil.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Aula 6 - Bossa Nova


Olá, pessoal! Prontos para mais um feriadão? :)


Bom, hoje trabalhamos a linguagem poética nas letras de bossa nova e assistimos três músicas do Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Quanto às letras, queria ressaltar que alguns recursos linguísticos que vimos hoje foram metáfora (uso de imagem para exemplificar alguma idéia), rima e aliteração (repetição de um mesmo som para produzir um efeito no leitor). Acho importante também lembrar que a bossa nova vem do samba antigo, só que possui outras temáticas e uma harmonia mais complexa (mais dissonâncias).

Como produção textual para a próxima terça (21/4), fica a proposta de escrever um artigo para uma revista de música sobre a importância das letras poéticas para a bossa nova, tendo como base as nossas discussões em aula e os depoimentos que assistimos semana passada de quatro músicos brasileiros. Não esqueçam, conforme combinamos em aula, que terça que vem é a data limite para postar tudo o que não postaram até agora, OK?


Até dia 28!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A geração coca-cola do Japão

No Japão, em qualquer época, existem adultos que reclamam sobre jovens, dizendo ''Os jovens recentes são ~ ''. Acho que esses ''os jovens recentes'' são a geração coca-cola.

Eles também têm reclamações contra adultos ou contra a sociedade, e tentam resistir a eles. Essas reclamações e resistências aparecem principalmente em maneira indireta, como música, letras, etc. Mas, normalmente, um dia, esquecem essas emoções de resistencia, e seguem aos adultos. Nesse ponto, acho que a geração coca-cola do Japão é semelheante à do Brasil.

Sobre a influêcia de cultura dos EUA, acho que os jovens do Brasil são mais influenciados que os do Japão. Especialmente, ouve-se muita música americana no Brasil. Meus amigos brasileiros conhecem e gostam de músicas americanas, que não conheço.

Geracao sem pensar e perguntar

Se geracao coca cola e um tipo de pessoa que gosta das coisas que Estados Unidos ( ou capitalismo) representa, acho que quase todas as pessoas sao parte de geracao coca cola no meu pais, japao.
Nos comecamos a aprender e importar cultura americana depois de segunda guerra e ela estava pensada coisa boa por nos, por exemplo, filme, musica, lingua ingles, pensamento deles e jeito deles, etc. Nao gosto de dizer isto, mas tenho que dizer que isto e tipo de nossa trauma. Nao e facil fugir disso porque americanos criaram parte de sistema de nossa sociedade depois de segunda guerra. Neste caso, enlatados dos USA sao mais comum e popular no japan do que no brasil. Mas, isto e uma coisa ruim? Todos os enlatados dos USA sao tao ruims?? Existe muitas respostas sobre esta perugnta e acho que isto nao e ruim porque partes de enlatados dos USA sao legais, musica e filme etc. Na minha opiniao, um lado ruim de geracao coca cola no japao e que nos recebemos muitas coisas de Estados Unidos sem pensar ou perguntar as vezes porque ele estava um grande pais economicamente e um leader do mundo...( e exitia outros razaos, nao sei ), por isso, tem muitos lixos comerciais e industriais la.
E ,hoje em dia, estamos recebendo muitas coisas de internet todos os dias. Nao posso dizer que sempre penso e pergunto sobre coisas que recebo de internet.

A geração sem ideología

O final das ditaduras na começo da decada dos oitenta marca o inicio de uma geracao perdida, uma geração que nasceu sem ideologia pois é produto duma sociedade decadente onde o dinheiro é o combustível que move a historia. Os países latino americanos compartimos uma historia em comum, e os nascidos nessa geração compartimos experiências similares em muitos aspectos da vida. A musica que gostamos, os filmes a os que assistimos e os produtos que consumimos são todos produzidos por grandes corporações que decidem o futuro do mundo. Futuro que não é muito promissor. Tanto em Equador como em Brasil, a geração Coca Cola e aquela geração do entretenimento onde estamos mais preocupados em beber nossa coca cola que dos acontecimentos que pouco a pouco acabam com o mundo. Somos uma geração que nasceu da revolução, mais de uma revolução que chegou ao fim.

Mais não tudo esta perdido para nos. A situação do mundo nos ensinou muitas coisas que as outras gerações não conhecem. De repente e a mudança do mundo esta nas mãos dessa geração coca cola que só com um pouco mais de organização poderia mudar o mundo.

Aula 5 - Rock Nacional + Bossa Nova


E aí, pessoal! Aproveitaram a primeira páscoa no Brasil? Comeram muito chocolate? :)

Aula passada terminamos a nossa discussão sobre "Geração Coca-Cola" e começamos a conversar sobre a origem da bossa nova (no final da década de 50, no Rio) e da enorme importância de nomes como Tom Jobim, João Gilberto e Vinicius de Moraes na sua criação. Assistimos um trecho do documentário "Vinicius" para ilustrar como era a vida no Rio naquela época, e para ver como a canção "Chega de Saudade" revolucionou a música brasileira.
Para a próxima aula, vocês devem escrever uma reportagem para uma revista jovem falando sobre a geração coca-cola do seu país - semelhanças e diferenças com a do Brasil.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Roberto Carlos "rockero"

Roberto Carlos é um dos artistas brasileiros com maior reconhecimento internacional dos últimos inquenta anos da historia musical do Brasil. A sua música teve muitas fases desde os começos do artistas no final da década dos cinquenta. A fase mas reconhecida e pessoalmente á única que eu tinha ouvido é a fase romántica dos anos setenta. O sucesso internacional do Roberto Carlos foi principalmente resultado da fase romántica mais o que a maior parte das pessoas nao conhece, e a sua fase "rockera". Eu fiquei shockado depois de ouvir o "Negro Gato", musica gravada no ano 1966, numa fase do artista que o popularizou como um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira.

A mudança de estilo do Roberto veio definitivamente no ano 1969. O álbum "Roberto Carlos” foi marcado por um maior romantismo em lugar dos tradicionais temas juvenis típicos da chamada "Jovem Guarda". Eu acho que o successo da mudanca do estilo, permitiu ao artista colocar a sua carreira como uma das mais importantes dentro do genero romantico a nivel mundial. Eu nao sou um fan da música do Roberto Carlos mais certamente teria gostado de ouvir um pouco mais da fase rockera que apenas durou poucos anos.

A diferenca entre samba e pagode

O que e diferenca entre samba e pagode? Alguem disse que samba e raiz e pagode e praga e outra pessoa disse que samba e merda e pagode e bosta. Na verdade, musicas mesmas, samba e pagode, nao sao tao diferentes como escrevi, mas fundos das musicas sao poucos diferentes.
Pagode naceu de samba no Rio de Janeiro no final da decada de 1970 ( Beth Carvalho foi introduzido para esta musica em 1978) e e mais comum nas favelas e locais com baixa concentracao renda. E palavra pagode vem de festa, com tanto comida e bebida, de escravos nas senzalas. Pagode nao e uma musica como samba bem organizado em laboratorio, e uma musica tocado com amigos em casa bebendo cerveginho e comendo feijao. Numa festa em casa alugem comeca a bater mesa para fazer ritimo e outra canta com este ritimo e mais amigos participam..., assim, pagode esta aproveitado pelo cariocas.
Pagode era chamado Roda de Samba e e um tipo de samba tocado no dia a dia.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aula 4 - Rock Nacional

E aí, pessoal!

Nesta aula, começamos a trabalhar com a música "Geração Coca-Cola" da banda Legião Urbana, e escutamos quatro exemplos de músicas do rock nacional, representando quatro décadas: Negro Gato (anos 60), Top Top (anos 70), Meu Erro (anos 80) e Cara estranho (2000).
Para a próxima aula, a ideia é vocês pesquisarem alguma coisa sobre alguma das músicas e/ou décadas para postar aqui. Além disso, sugiro que vocês passem no wikipedia e leiam o artigo sobre rock brasileiro, pois traz muitas informações que podem ser interessantes para vocês.
Na próxima aula, terminaremos de discutir "Geração Coca-Cola" e começaremos a ver e, principalmente, ouvir bossa nova.
Até lá!