segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escondidos (Não queria tocar piano! ( no passado..))

Eu sou Yoshiki ( Pode me chamar Yoshi), e sou de Japão em Tóquio.
Tenho 26 anos e moro no Jardim Botanico com uma família Brasileira com um bonito cachorro.
Eu começei estudar português atras dois mezes.

Quando eu cheguei aqui, eu estava supreso para o vento forte e chuva forte... mas agora, eu já me acostumei á vida em POA,, eu gostei muito! POA é de mais (como uma música famousa).

A relação entre eu e música começou quando eu era criança. O meu pai queria me fazer aula particular de piano porque ele queria me ser um homem que sabe tocar piano,,,, mas eu sempre fugia e me escondi da professora porque eu não gostava tocar piano na verdade.....

O tempo passou, e agora eu não sei tocar nenhum instrumentos, mas gosto muito de oubir.
Como você acha, na verdade, eu sou um especialista em ouvir a música! O meu pai deveria saber sobre isso mais cedo.......

Principalmente, eu gosto de oubir Pop Japonesa, mas também quero saber a música brasileira.
A música sempre me faz alegre, sentimental e saudoso. Para mim, música é uma nutrição que precisa para viver.

Eu espero que a gente faça boa aula e conheça não só música, mas também se conheça.

Yoshi

Iaí,música!

Olá, gente!

Eu sou a Amanda e sou da Universidade de Comunicação da China em Pequim. Vim aqui, com os meus colegas, para melhorar os conhecimentos da linguagem, da cultura e do país. Agora moro no apartamento no bairro Petrópolis com quatro colegas. E eu acho que a adaptação à vida daqui não é difiícil.

Gosto de música desde criança. Até agora, quando ouço música, tenho bastante motivação de cantar e dançar. Para mim, a música é um elemento que pode me deixar descançar. E depende da situação diferente, vou escolher música diferente para ouvir. Ouço música com um ritmo mais rápido quando estou alegre, ouço mais lento quando triste…Qualquer tipo de música que pode me confortar, pelo menos na minha opinião, é boa música.

Me lembrei que era uma vez que eu chorei quando estava ouvindo uma canção. Foi uma canção sobre amor…Talvez muitas pessoas já tenham mesmas experiências, néIsso é o que a música pode trazer para a vida: uma emoção.

Consigo tocar piano, harmônica e pouquinho bateria. E gosto de cantar Ópera de Pequim. Não conheço muito sobre a música brasileira. Mas já ouvi algumas canções de Bossa Nova. Acho que é bom! E quero saber mais sobre a música bem brasileira na aula! Expero um curso bem maravilhoso!

opaa...música brasileira!..

oii,blz?me chamo Cristiano,da China,com a idade de 21anos.meu nome chinês é 刘隆(LIU LONG) .prazer em conhecer cada um amigo dos todos os países^^Gosto de ouvir música mesmo,porque música é uma arte plenamente,nossa..tem milhares tipos de músicas,música clássica(vários tipos),música popular(vários tipos)mas nao conheço todos sinceramente.Depende da situação,música pode me levar um pensamento ativo ou divertido.Aliás,os ritmos e palavras das algumas músicas são bem encantadores.Às vezes,uma música poética pode me deixar ficar tranquilo e ampliar minha imaginação mesmo.Prefiro as músicas mais poéticas ,com o ritmo suave ou agitado,depende do estado de pensamento, e as palavras poéticas também.Prefiro aquelas músicas que me podem inspirar algumas coisas.Eu canto,recebi um treinamento de cantar faz tempão e me inseri no coro da minha universidade.Mas só canto as músicas que me inspiram.Sei tocar um instrumento tradiocianal chinês,chamando Hu Lu Si(imagem à direita)Sinceramente nao sei muito sobre a música brasileira,ouvi falar o samba,bossa nova,mas não conheço bem...e até nunca ouvi falar a Tropicália antes..porém,essa forma de música tá muita atraente,hehe.Desejo que possa aprender mais detalhes sobre a músicanordestina,sertaneja,gauchesca,funk e MPA nas aulas deste curso!Música é uma maneira de comunicação sem fronteiras,vamos conversar nessa língua especial e milagrosa!

Alguém Me Acompanha a Compor Música

Muito prazer ser colega com vocês^^
Sou a Vitória e sou da China.
Gosto muito de tocar piano e guitarra,atualmente já aprendi sete tipos de instrumentos de música.
Os meos tipos preferidos de música são popular, jazz e blue.
Quando era criança, tinha um sonho de ser uma cantora popular e começava a compor música.
Do meo ponto de vista, é colorido e feliz ser uma cantora e fazer um trabalho de que ela gosta.

SE tenho de definir o que é musica boa, acho que a boa tem de ser som que deixa as pessoas ser feliz ou pensar em significação da vida. O mais importante é música boa deixa as pessoas procurar uma maneira de viver felizmente e uma atitude mais positiva para a vida.

A minha mãe disse que ela não tem nada, mas está com muita felicidade porque ela tem mim.
Eu tenho ganhado 3 campeões do concurso de cantar com canções originais na minha escola secundária, não por razão de ganhar prêmios,porque quis deixar a mãe orgulhosa por mim.
Também fui cantora principal do choral escolar quando era estudante na escola secundária.
Sempre que me lembro a experiência de participar na competição choral e cantar a canção"LION KING", sou satisfeita e tenho sentimento legal!^^ Porque quando a música me acompanha, especialmente quando tenho colegas tão gostando de música ao lado de mim, a vida está melhor~~

Muito obrigada por ler este artigo, é feliz estudar música com vocês.

Eaí pessoal!

Eaí pessoal! 

 

Eu sou a Jessica, estudante universitária canadense que veio para o Brasil para estudar a língua portuguesa (e para tentar surfar –ainda não acho tão legal quanto esquiar na neve!).

Gosto muito de música porque ela nos acompanha na vida, nos mostra novos mundos, perspectivas, ideias, e finalmente sobre novas culturas! Eu não sei exatamente dizer o tipo de música que eu escuto mais. Eu escuto música que eu gosto e que reflita como eu estou me sentindo no momento. 

Eu toquei violino por muitos anos. Agora eu não toco mais. 

Da música brasileira eu não conheço muito ainda. Mas este curso é para isso, né? Já escutei um monte de música gaúcha. Algumas eu gosto, outras nem tanto. Eu gosto muito de dançar, e para isso música gaúcha é boa. Também estou familiarizada com as músicas que tocam nos clubes. A música que eu escuto no meu dia-dia é mais tranqüila. Gosto muito de cantores brasileiros como Gilberto Gil, Armandinho, Seu Jorge, Caetano Veloso, Cristiana Pretto e Chimaruts. 

 

Minhas expectativas em relação ao curso são que tenhamos a chance de melhorar o nosso português e que possamos descobrir mais sobre a música brasileira! 

 

Até mais! Abraço amigos!

Jessica

GENTE GENTE

Oi,gente ^^
Sou a Camila e sou da China. No dia 6 de Agosto, eu saí da minha cidade com os demais colegas pra Porto Alegre comecando a vida totalmente nova.Embora já tenha encontrado um monte de dificuldades, tenho que admitir que eu tô gostando daqui.É uma cidade tri legal!

De facto, não sei que eu gosto da música ou não. E uma verdade é que não tenho nenhuma bossa da música.Não sei tocar instrumentos nem ler música,até a partitura é escrito plenamente pelos números. Que triste...
Tinha uns anos que eu atribui ao órgão electrónico, mas o único resultado era que eu odeio música,até que eu encontrasse com músicas populares.

Mas, que bom que não tenha nenhum problema com minhas orelhas,por isso,adoro ouvir musicas populares.Já conheci algumas canções de Titãs, pra mim mesma, as letras deles são mais atraentes.Sempre tá falando alguma coisa que existe na verdade, na nossas vidas.Vale a pena pensar mais profundamente depois de ouvi-las.
Experimente!Tu nunca vai se sentir arrependido!

Ainda não faço muita ideia do que me espera nas aulas.Desejo que eu vá aproveitar tudo^^
Além das músicas que ficam na pauta, tenho bastante interesse em conhecer as danças típicas brasileiras,sobretudo as folclóricas,como capoeira,samba...entre outras.

Enfim,muito prazer em conhecê-los aqui,a gente vai ter um tempo inesquecível!

Um tipo de espelho

Oi, gente! Prazer conhecer vocês.
Meu nome é César, coreano. Sou estudante da Hankuk Universidade de Estudo para Línguas Estrangeiras, vim aqui pelo intercâmbio.
Eu adoro música. Música me sente meu sentimento verdadeiro. E também acho que música é um tipo de espelho. Porque quando as pessoas escutam ou sentem música, parece que apresentem sinceridades deles. Por isso, acho que música pode refletir características das pessoas.
Normalmente, eu ouço todos tipos dos gêneros de música, gosto mais de classíco, pop, rock e principalmente, metal progressivo. Quer dizer, eu gosto de músicas da bandas e instrumentais.
Eu aprendi piano por um ano...mas agora quase não posso tocar....agora, eu toco um pouco de baixo. E queria aprender outros instrumentos...especialmente, bateria.
Eu conheço Tom Jobim, Marisa Monte e etc. Mas na verdade, ouço mais Angra, Sepultura, Hibria, Skank e Nx zero. A maioria é música das bandas de rock ou metal.
Na minha opinião, música traz amizades e maneiras de expressões na vida das pessoas. Acho que uma pessoa nem tem uns amigos, pode ter amizade com música e alguém tem vergonha em apresentar seus pensamento e opinião, pode expressar livre ao lado da música.
Eu queria saber várias músicas brasileiras na aula. Até agora eu só podia ouvir umas músicas muitos famosas. E queria sentir mais fundo de música brasileira. Espero que nossa aula vai ser maravilhosa!

Ola!tudos!

O meu nome é Miguel.Nome Chinese é Liu Da(刘达).Sou da China.Eu estudei portuguese por dois anos na universidade de comunicação da China.Acho que a vida em POA é trilegal!
Pela a minha opinião,a China e o brasil desemvolveram muito rápido,e as empresas da China querem intensificar as relações entre duas países.Eu adoro a cultura Brasileira,e a música é o melher metado para conhecer bem o brasil.
Quando era criança, aprendei a tocar piano e acordeão.Mas não tenho muito chances para praticar agora.Mas esse experiência me dou a vida fantastica,cheio de alegre.
Não gosto muito de música rap,rock.Porque tudo mundo tem.Quero saber mais sobre música Gaucha,fun..etc.Isso é a quintessência da música brasileira.
Mutio prazer!Espero que conheça mais músicas na aula,tambem na vida convosco!

sobre Música brasileira


Oi, Tudo bem?
Eu me chamo Luana. Eu nasci em Seul na Coréia. Tenho vinte anos.
Eu quero ser importadora no futuro e quero fazer comercial com o Brasil.
Gosto de estudar outras línguas e eu tenho interesse no Brasil. Então estudo português.
Eu gosto de escutar música e cantar também, mas não canto bem so cantarolo.
Razão que eu gosto de música e música tem o poder de acalmar e fazer excitação para mim e a vida das pessoas. Em outras palavras, música pode tocar o coração da gente. Música é como feitiço. Na verdade, eu adoro música sem razão.
Eu mais escuto tipo de balada, mas ouço quase todos tipos de música.
Especialmente gosto de "Chamar a música" que é nome da música. Ouvi na primeira vez na apresentação do “Fado” que é grupo na faculdade da coréia que canta música de Portugal como fado, bossa nova etc.
Infelizmente, eu não toco nenhum instrumento e não conheço algum cantor e tipo de música brasileira. por isso eu entrei no curso de Música brasileira para aprender e conhecer.
Muito prazer!!

Olá!

Oi, meu nome é Beatriz, sou coreana. Eu vim aqui pelo intercâmbio e na coreia eu estudei na universidade de linguas estranjeiras da coreia. Faz um mês que eu cheguei e ainda não acostumada bem mas estou gostando cada vez mais do brasil. Muito prazer por conhecer voces pela esta aula.
Eu gosto muito de escutar música. Quando eu estou sozinho, quase passa tempo escutando musica. porque quando escuto música, sinto tranquilo e posso me divertir.
Quando eu era criança, aprendei a tocar piano durante 6 anos. E toquei piano nos casamentos das minhas tias por duas vezes. Mas agora não toco bem.
Na verdade, eu não sabe da música brasileira. Por isso estes dias no rádio eu escuto várias músicas brasileiras escrevendo as letras das músicas que despertam o meu gosto. A canção que eu gosto de escutar depende da cada situação mas normalmente gosto de ritmo medio ou lento. Agora estou escutando a canção ‘o seu lugar’ do grupo ‘seu cuca’, acompanhamento da viola é muito maravilhoso!
No meu caso, se uma canção fica gosto, constantemente escuto só essa e ligo com minha situação e emocão. E quando eu escuto a canção de novo depois do muito tempo, posso relembrar. A música é como memória.
Acho que para outras pessoas é assim. Não é..?
Pela esta aula, espero que conheça vários tipos de música brasileira e instrumentos musicais típicas e possa entender mais bem sobre vida dos brasileiros.

.........Música....

Acredito em que ninguém vai recusar as músicas cujas letras ou sons são tão bonitos que parecem estão batendo no seu coração....
Música existe, de uma maneira fantástica,que é criada por humanos, enquanto está influciando as vidas deles profundamente...
Gosto da música e gosto de cantar .Mesmo que ainda não conheça bem a música brasileira, tô tomando gosto da música brasileira.
Sei tocar piano.Aprendia tocar piano desde que tinha 7 anos e desistia de aprendê-lo quando tinha 14 anos .Depois disso,cada vez tava feliz ou triste, meu piano era um jeito via que podia contar tudo sem falar nada .
Prefiro cantar...não pode imaginar como aliviada e animada quando consigo exprimir uma canção perfeitamente...aproveito cada silêncio depois de uma libertação completa....poder sentir-se mais sobre próprio e considerar o mundo com mais calma e bondade enquanto e depois de ouvir música---esse é o maior charme da música
Gosto de muitos tipos de música,porque as pessoas vivem com emoções variadas.Totalmente,prefiro as músicas com ritmos fortes e mudanças inúmeras.Gosto da música nordestina.
Conheço música bossa nova,gosto daquele ritmo lento,mas não tô certa de que possa aproveitar mais se me cercar de bossa nova por um tempão...
Acho que este curso deve ser muito útil e interessante para nós. A gente pode ir ao bar ouvir algum tipo de música brasileira ao vivo e também cada aluno pode aprender uma mesma canção que apresenta um tipo de música brasileira e na próxima aula cada pessoa canta uma linha de letra e depois todo mundo sentem e cantam uma canção junto! Eu acho que descobrir que instrumentos musicais que a canção inclui é tão chato,o professor pode nós apresentar os instrumentos musicais típica brasileira e o que é mais importante eu acho é conhecer a história daquela música e as coisas que a música quer expressar . Sugiro que tenha mais comunicação entre nós e música,vamos aprender e cantar juntos!!! Isso é mais interessante ,né?

Levo Uma Vida Com Música

Eu gosto de música. A maior parte que faz o gosto de música é , provavelmente, a fenómeno doméstico desde quando eu era criança. O meu pai toca um instrumento típico da China se chama “Er Hu” e a minha mãe toca violino.


Eu gosto de todas músicas clássicas, parte de música light, parte de música tradicional chinesa, pouco de música ecológica ( este é o nome directamente traduzido da China, é um forma de cantar nas regiões de montanha na China, que é criado pelos povos que moram no picos pertos mas difícil de chegar um ao outro. Então, as pessoas usam a voz alta e nítida para conversar e comunicar ) e muito de pop música chinesa ,americana, inglesa etc.



Antigamente, eu tinha criado letras para uma música que não tem-nas e era um membro de coro, que é de ópera típica da minha província. A propósito, eu toco piano e um pouco guitarra clássica. Canto um pouco também, por exemplo, ópera chinesa como eu já disse e algumas músicas de língua inglesa.


A música traz lembrança de infância remota, traz o sabor agridoce, traz saudade, traz todos tipos de sensação, e nalgum momento, traz o autorretrato do compositor.


Não conheço muito de música brasileira, então queria aprender nas aulas.


As aulas no meu sonho de música brasileira é escutar, se sentir , estudar de cantar e elogiar música.



Vida como canção

A vida é uma canção.Tem início ,ponto alto e terminação
A vida na china é bossa nova.É mais tranquilo, a gente alí não precisa de preocubar mais,porque os nossos pais sempre podem nos ajudar .
Estou pensando que a vida aqui é samba ou funk.Rápido e com mais paixão.Como os funkeiros,vida é difícil para nos.Mas está cheio de alegria e desafio.
Começei a adorar música quanto era criança. Música é uma lingua internacional ,talvez você não apreenda lingua estrangeira,mas pode conmunicar pela música.Ela é a minha grande amiga,me ajuda para ser feliz.Antes pude jocar guitarra,gostava cantar quando estava feliz ou triste.Mas abandonou depois de entrar no ensino médio,porque não tinha mais tempo.É verdade foi uma pena.Gosto de funk bastante,na minha ponto de vista,funk fica mais perto da vida verdadeira.
Na aula de música brasileira,conheçei mais tipo de música que antes nunca ouvi.São totalmente diferente .Região diferente tem música diferente.Faz uma parate da cultura brasileira.Traz as pessoas uma maneira para mostrar os sentimendos delas.As vezes são saudades do namorados,as vez são insatisfação para a vida.
Até agora,só conheço muito pouco sobre a música brasileira ,desejo que saiba mais,e com certrza eu vou!

Escuta, a Música Está falando com Você

Sempre acredita que a música que você está ouvindo tem algumas palavras segredas para você mesmo , aquelas que só podêm endendidas e sentidas por você e que vã0 tocar as fibras mais profundas dentro do seu coração . Porque a sua escolha inconsciente mostra a sua preferência ,confiança e esperança , e claro que a música maravilhosa consegue perceber todo isso e tenta o mais possível para dedicar . Ouça atentamente ,a sensacão consolada de alegre vai rodeá-lo .
Por isso . a meu ver , músicas têm cores difenrentes e escolhidas segundo as características e emoções temperárias das pessoas . Para mim , A Bossa Nova é a grande amiga que sempre está ao lado . Nós conversamos sinceramente e honestamente ,como exatamente o que você sente ouvindo as letras da sua música preferida.
Fala do curso , acho que a história ao fundo é realmente onde a vida da música se reside . Obrigada.

A Música Faz Vida Fantástica

Gosto de cantar.
Acredito que a gente nasceu com a capacidade de cantar.Ninguém nos ensinou.Quando o bebé vem para esse mundo,já está cantando mesmo em forma de chorar. A música,então,é como se fosse um amigo que nos acompanhe toda a vida.
A música para mim,é uma maneira específica de expressar.As músicas legais,na minha opinião,sempre são cantadas com sentimento profundo e real.São mostrados muitos humores diferentes,que às vezes,vêm ao encontro com o meu.Assim,a música sorre por minha alegria,chora por minha tristeza,e grita por minha raiva...Enfim no mundo da música,vou sempre ficar comovida, encontrar-me mesmo e finalmente me sentir com tranquilidade.
Se escutar com atenção,vão ser formados enredos animados em mente.Isso é o que eu acho o mais mágico sobre a música.Cada uma tem uma história.No meu primeiro ano da universidade,fiz um filme calado com uma amiga.Foram as músicas nós escolhemos que me inspiraram,quer nos enredos do filme,quer nos lugares a gente escolheu para gravar.Ao terminarmos,meus amigos dissem que eu era criativa,mas na verdade a música me ajudou bastante,e ela é a origem de toda a imaginação e criatividade.
Música leve e pesada.Gosto de ambas.Rock é uma das minhas preferências.Tinha uma altura em que ouvia muita música de Evanescence e Linken Park.E outro tipo da música,como obras da karen Ann,que mais parece estivesse falando com ela mesmo,eu também gosto muito.A música às vezes tem alguma relação com religião,como obras de Enigma,que são sempre cheias de mistérias.
Toquei o violino por 2 anos,mas infelizmente desisti em final.Mesmo assim,como eu disse,gosto de cantar para sempre.Isso não tem nada a ver com talento,quer cante bem quer mal.Quando a gente tem humor,canta.
Já escutei Bossa Nova da Lisa Ono e da Bebel Gilberto,MPB do Sandy e Junior,e a música que toda a turma sabe cantar,Fico Assim Sem Você.Tb gosto de Chega de Saudade,cantado por uma banda,mas nao me lembro do nome dele.
A música,com certeza,traz felicidade para as pessoas.Não consigo imaginar como a gente passar sem música,nem acreditar que tem gente detestando música interamente.A língua pode ser diferente,mas a música não tem fronteira.As pessoas de país diferente conseguem entender uns aos outros pela música,até fazer amizade.
Tenho muita expectativa para essa aula.Talvez a gente pode marcar um dia e passear para um bar que tenha concerto ao vivo,aí podemos conhecer melhor a música brasileira.Tb gostaria de saber mais sobre cultura brasileira,que influencia a formação e desenvolvimento da música brasileira.

domingo, 30 de agosto de 2009

MINHA RELAÇÃO COM A MÚSICA~

Olá, gente! Eu sou Eduardo e tenho 21 anos. Sou da China e estudei português na Universidade de Comunicação da China. Muito prazer para conhecer vocês!
Eu gosto música muito porque quando eu era criança, eu estudei como tocar piano por mais ou menos cinco anos. E agora posso tocar guitarra. Gosto de cantar e escutar muito. Normalmente eu escuto Pop, Música clássica e Rock. Eu conheço um grupo que se chama “Mamonas Assassinas” e gosto muito de músicas dele e eu sei que este grupo é muito popular no Brasil. Desejo que todas as pessoas gostem dele!
Na minha opinião, o que a música traz para nossa vida é energia, alegria, liberação entre outros. A gente pode procurar o sonho e a esperança na música. Tem alguma pessoa que não pode viver sem música todos os dias. Também a música pode ser um língua, um meio de comunicação, que pode ligar todo o mundo!
Eu gostaria saber mais conhecimentos sobre música brasileira e estudar mais canções populares! Também algumas óperas!
Muito obrigado!
EDUARDO

Sobre eu e Música.

Alô? sou Lucas da coreia do sul. Como vai? Nenhuma problema aconteceu, ne?
Eu e Música! hmm.... Deisa eu ver.... Na verdade eu não tem tão relação com música. Só relação que eu tenho é diversão. Pois é. Acho que todo mundo pensam música é para divertir. Para mim Música pode ser um remédio. Há muitas coisas que está mexendo na sua cabeça, então deixa música controle sua corpo e mental. Pessoas criam música para que? Para que uma pessoa ciraria? Para dinheiro? Para propório? não! Para comunicar! Pensei que Música é o melhor maneira ou jeito para aprender a idioma. E acho que isso é verdade. Sei lá. Linguagem é diferente e como culatura. Mas melodia é não taõ diferente no tudo mundo.
Acho que isso facto tem o verdade que todo mundo sentiam mesmo. Todo! WTF. Eu disse Todo. Humanos são iguals. Eu não tenho o gênero que eu pensa isso e o melhor. Mas eu gosto Hip-Pop. Pop e RockNRoll. Mas atualmente eu gosto todos gêneros do Música. não falha me. Na verdade eu gosto todo gênoro do música. Música me leva a divertir muitas coisas. Com só isso facto é bastante para min a aprender música brasileira. Mas escuta a música com minhas colegas é mais legal. Haha. Por isso eu quero escutar e conversar com Música brasileira!

Sobre Música Brasileira

Meu nome é Yuki Yama.Morava em Toquio antes de mudar para Porto Alegre.

(1)Eu gosto de muitos tipos de Música.

Porque música é  como o ar para mim.Os generos não se importam muito.

(2)Principalmente,MPB,Techno(Minimal),Ambiento,Música experimental,New wave,Musica Indiana,hard core punk, indie rock.

(3)Eu tinha tocado guitarra em varias bandas. Agora só faço música propria como indie rock e techno.

(4)Meu favoritos são Marcelo Camelo,Edu lobo,Fernanda Takai,Tom ZE,Baden powell,cibelle cavalli,Lucas Santtana,Marcelo Armani.

(5)Eu acho que Música traz perspectivos novos para as pessoas.Por longo tempo música é veiculo importante para mostrar as ideias novas.Rock,Punk,Hip Hop,Trance tinham definido as vidas das pessoas. Ao longo das aulas de música brasileira , eu queria pensar o papel da música na sociedade.

Ate

YY

Eu gosto é da música

Para mim, a música é o tempero da minha vida.
Eu gosto de vários tipos da música, os mais são Jazz e Clássica. Tenho tocado piano desde criança, apesar de no início, não adorava muito. Por isso, um dos meus passatempos é ir ao concerto. Aproveito escutar a música que tem numerosos elementos, que me deixa uma impressão maravilhosa. Depois da primeira aula de música, apagou o meu conhecimento superficial que é um tipo de música animada. Bossa Nova é óbviamente uma excepção. Ao meu ver, música é uma lingua sem limite. As emoções dos compositores influencem-nos: Ouço música africana bem animada quando estou lavando louça, escuto música suave quando estou relaxando. A música leva-nos da nossa tristeza, supera os downs e nos motiva. Sem dúvida é uma terapia para ficar feliz; é uma convivência com o compositor; é uma maneira de pensar novamente sobre a vida e também é uma experiência própria de estudar.
E nesta aula, quero conhecer mais sobre a música brasileira. Se seja possível, os professores podem trazer o instrumento típico à aula? Gosto de ter uma experiencia própria da música braisleira, talvez realize umas actividades fora da sala de aula, ou seja ir ao concerto ao vivo?

EU E MÚSICA

Meu nome é Isabel, Sou da China, Xangai. Sou estudante da Universidade da Comunicação da China. Vim aqui por intercambio para fazer formação da língua e cultura brasileira.
Eu gosto de música. Música pode me deixar absorvida com facilidade, por isso, me livro de tudo que me cerca. E música me acompanha a passar tempo alegre e superar a minha tristeza.
Quando era criança, eu tocava piano eletrónico e, depois ,quando eu andava no colégio, eu tcava violino. Porém, agora eu não toco nenhum instrumento musical. Só escuto e gosto de cantar.
Eu gosto de muitos tipos de música. Mas depende da minha emoção. Quando me sinto triste, prefiro músicas com rímo mais lento e, caso contrario, prefiro as mais rápido. Normalmente, escuto pop, rock, e aria.
Eu já conhço Ive Mentes, Aline Barros e Caetano Veloso. Estou gostando de música brasileira.
Ao meu ver, música traz emoção que nos falta e precisamos. Ela nos dá desculpas para relaxar e escapar. Resumindo, música é sempre meu companheira da minha vida.

Indispensável Música

Quando estou escutando a música e escrevendo estas palavras, eu conehço que a música é uma parte indispensável da minha vida. Gosto de música, não só porque a música é uma grande arte, também ela deixa-me chorar, deixa-me rir, deixa-me conhecer o mundo cada vez mais...Ela conta-me o amor é o que mais grande do mundo, a amizade é o que mais bonita do mundo, a vida é o que mais preciosa do mundo...
Sempre acho que a música é o som da alma, é a perfeita expressão de pensamento e sensação. Ela deixa as pessoas voltar para a natureza humana, e pensar sobre a vida de novo, conhecer o mundo de novo: se eles fizeram alguns erros, se eles deram voloridade demais a alguma coisa insignificante, se a carreira e o dinheiro são o que mais importante ou não, se eles devem passar mais tempo com a família ou com os amigos, se eles devem ser menos ocupados e aproveitar a vida mais...Também a música pode ajudar as pessoas relaxar, descansar e diminuir as stresses. Ela deixa a vida mais bonita.
Dos todos tipos de música, eu escuto POP, R&B e ROCK mais, por causa do meu gosto de tempo rápido e médio. Estes tipos de música podem me deixar ter mais paixão e ser mais feliz. Eu canto, mas acho que não muito, normalmente as canções de chinês e um pouco de inglês. Quase não tenho nenhum talento de música, pois não toco nenhuns instrumentos...E de fato, não conheço nenhum cantor brasileiro, nem grupo de música. Mas eu sei que a SAMBA é um tipo de música tradicional do Brasil, este tipo de música é cheio de paixão e deixa as audiências ter a tendência para dançar.
Nesse curso, gostaria de conhecer mais sobre a música brasileira e a influência de música na vida do povo brasileiro, gostaria de escutar mais nas aulas. Também queria ter chances de conhecer a música brasileira fora da sala de aula, por exemplo nas atividades durante os feriados ou festas, e também nos bares bem brasileiros.

Minha Relação com a Música

Para começar,quero dizer que claro eu gosto de Música e a música faz uma grande parte da minha vida durante o meu crescemento. Gosto de ouvir música quando estou estudando e não posso passar sem a som da música,porque a música permite a vida ser menos desinteressada.
Entre vários tipos de música, gosto mais de escutar a música popular e Rock. De facto, a música mais lenta ,tranquilas e sem palavras também me atrai.
Eu toco instrumentos desde criança. Toco piano e também um instrumento muito tradicional da China que se chama GUZHENG. Já estudei por muitos anos e aproveitei de esta experiência. Tive apresentações a frente de público que adicionaram muitos cores à minha vida. Depois da experiência de tocar esses instrumentos, tenho muito interesse em estudar outros instrumentos e estudo guitarra e bateria que são mais fáceis.
Realmente,eu não sei muito sobre a música brasileira. Nas aulas de português em China,os professores passaram algumas músicas brasileiras, são mais animadas do que as músicas chinesas . Os cantores sempre usam a voilão durante a apresentação. Mas eu não lembro muito os nomes dos cantores. Só tenho uma impressão primária sobre o estilo da música brasileira.
Ao meu ponto de vista,considero a música como um elemento nescessário da vida cotidiana. A música ajuda a gente relaxar e descansar da pressão. As músicas são criadas com base das experiências dos compositores.Por causa disso,a gente pode encontrar algumas emoções semelhantes dentro a música ,o que pode deixar a gente sente que não só ele que tem essa experiência e ser mais feliz.
Nesse curso ,queria saber mais sobre a música brasileira,e também a influência de música na vida dos brasileiros. Gostaria de escutar mais tipos de música brasileira nas aulas, e é melhor que a gente pode experimentar a tocar os instrumentos brasileiros e espero que a gente vai ter a oportunidade de conhecer a música brasileira com os brasileiros locais através de atividades fora da aula.

sábado, 29 de agosto de 2009

Aula 1 - (Re)conhecendo Gêneros Musicais Brasileiros

Olá, pessoal!

Na nossa primeira aula, conversamos sobre a proposta do curso, os objetivos, a metodologia e a avaliação. Além disso, escutamos trechos de nove músicas representando diferentes gêneros da música brasileira:

Música 1 – Cara Estranho - Rock

Música 2 – Chega de saudade - Bossa-nova

Música 3 – O Amanhã - Samba

Música 4 – Tapinha não dói - Funk

Música 5 – Batendo Água - Música gauchesca

Música 6 – No rancho fundo - Música sertaneja

Música 7 – Eu só quero um xodó - Forró

Música 8 – Dançapé - MPB

Música 9 –Alegria. Alegria - Tropicália

Vimos também que, para conseguir identificar os diversos gêneros musicais, devemos procurar elementos que nos ajudem a diferenciar estes gêneros, como os instrumentos, o tempo da música, o seu "clima", o tipo de vocal e o propósito da música. Assim, ouvimos novamente as nove músicas acima conversando sobre estes elementos.

Como primeira produção textual de vocês, vocês devem postar, até a próxima aula, uma apresentação para os seus colegas neste blog, respondendo as seguintes perguntas:

1) Você gosta de música? Por quê?

2) Que tipo de música você mais escuta?

3) Que experiência você tem com a música? Você toca alguma instrumento? Você canta?

4) Você conhece algum cantor/grupo/tipo de música brasileira? Qual?

5) Na sua opinião, o que a música traz para a vida das pessoas?

6) Quais são as suas expectativas em relação ao curso?

Até terça!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bem-vindos ao curso de Música Brasileira 2009/2!

Olá, pessoal!

Bem-vindos ao curso de música brasileira do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS 2009/2! Este é o nosso espaço para trocar informações, dicas, links, vídeos e postar atividades relativas aos gêneros musicais que trabalharemos durante o semestre. Não se esqueçam que teremos tarefas para postar no blog todas as semanas que farão parte da avaliação de vocês. Comparado com a primeira edição do curso, neste semestre teremos algumas diferenças: teremos a participação do Professor André na realização dos trabalhos e um número muito maior de alunos.
Desejo um ótimo semestre a todos nós!