terça-feira, 31 de março de 2009

Música saida do bairro

As diferenças socias do Brasil são evidentes nas letras das musicas populares como o Samba e o Pagode. A maioria das vesses as pessoas que escrevem as letras falam de fatos que aconteceram em suas vidas e que demostram uma realidade latente no Brasil.

Apesar de sofrida, consigo levar
Um dia eu acerto numa loteria
..E dessa iguaria até posso provar...

Essas são as letras do cantor carioca, Zeca Pagodinho, que junto com outros sambistas famosos, nasceram em condições de pobreza, afastaram das salas de aula e começaram tomar lições de vida e de musica nos seus bairros. A difícil situação econômica de muitas famílias no Brasil, junto com a falta de controle de natalidade, deixa muitas crianças com baixas expectativas de entrar numa boa escola e chegar até a faculdade. É por isso que para os meninos que moram nas periferias e nos bairros pobres, a música é uma única saída da pobreza.

Para o grande músico, Adorinan Barbosa a situação foi similar. Filho de imigrantes italianos, Barbosa conta em suas letras, a vida de um paulista numa metrópole cheia de fumaça que vive a um ritmo muito acelerado. Igual que éle muitos outros personagems e grandes musicos do povo, viveram e morreram pobres, cantando sempre sobre o dia a dia.

"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama
do jardim
E práes quece nois cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
dim, dim,
Donde nóis passemos os dias feliz
de nossa vida.

A situação social que a música retrata, não está só no seu contendo, mais também na forma como está escrita. As expressões próprias da vida nas ruas, nas grandes cidades, está reflexa nas gírias com que o músico escreve as palavras. Para saber mais sobre a situação social do brasil, historicamente e atualmente, basta só com ouvir algumas letras da musica popular, que são expressões verdadeiras da situação social de uma grande parte do país.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os colaboradores do blog!!!

    Meu nome é Dilli, sou professora de português para estrangeiros, parabéns ao professor José pela iniciativa, está super bacana!

    Sobre Adoniran e os Demônios da Garoa, adoro a música deles. Tenho a impressão de que essa temática e linguagem popular na época em que eles compunham não era uma característica prestigiada. Acho que era uma atitude muito espontânea, perece mesmo a cultura popular pela voz popular, a linguagem, o assunto, a música. De maneira nenhuma me parece que essas letras mostram falta de educação dos músicos, acho que elas mostram a valorização de um ponto de vista do "povão", no bom sentido, não o velho ponto de vista da elite. (Quem pensa assim vai ficar um pouco chocado com a mudança da favela, com o funck...)
    Hoje o retorno ao popular é uma constante, podemos ver a música roqueira(?) Rita Lee usando um chapeuzinho de couro num estilo "Sertão", a linguagem popular é poetizada pela elite cutural, em várias áreas (literatura, TV, etc).

    Não sei nada sobre as origens dos músicos desse grupo, sobre sua escolaridade, sobre onde viviam na cidade de São Paulo, vocês têm alguma informação sobre isso?

    Não sei se é relevante para a discussão em aula...

    Obrigada, está muito legal!

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