segunda-feira, 25 de maio de 2009

as pessoas e a tecnologia

O progresso da tecnologia nos trouxe a eficiência. Máquinas domesticas, como aspirador de pó, labadora de roupa e forno de microonda, facilitaram muito os trobalhos em casa. O aparecimento de computador, celular e internete não só aumentou a produtividade do trabalho em escritório, mas também tornou a nossa vida mais eficaz, facilitando a aquisição de informações.
As pessoas que vivem no século XXI já aceitaram essas mudanças como coisas naturais, e agora quase não podem viver sem tecnologia. Comparando na época da música ''Cérebro Eletrônico'', pode-se dizer que nós estamos dependendo mais da tecnologia do que antes. Por isso, como naquela época, agora também existe muita pessoa que mostra a preocupação com a dependência excessiva da tecnologia.
Algumas pessoas dizem que a globalização, que a tecnologia informativa trouxe, igualará as culturas, e outras dizem que a eficiência tem tornado a competição mais dura. Se essas opiniões forem certas, devemos pensar em esses problemas seriamente. Entretanto, mesmo assim, o progresso da tecnologia e a dependência da tecnologia não pararão, porque o nosso desejo para a riqeuza material é muito forte.
Como aquele ''eu'' diz na música ''Cérebro Eletrônico'', quem vive é nós. Quem usa a tecnologia é também nós. Para que nós usamos a tecnologia e fazemos-a progredir ? Acho que, no fundo, para nos tornarmos felizes. O que a tecnologia traz para nós, como eficiência ou riqueza material, pode contribuir para esse objetivo, mas às veses pode prejudicá-lo também. Coisa importante é não se esquecer desse objetivo e controlar a balança entre a vantagem e o mal da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário