terça-feira, 19 de maio de 2009

Caetano Veloso e a Tropicália

Caetano Veloso e um artista brasileiro conhecido no mundo inteiro. No meu país, Equador, mesmo que não se tenha muito contacto com a música brasileira, o nome do Caetano Veloso é bem comum de ouvir falar, não só pelo ritmo de suas músicas mais também pelo compromisso social e político de suas letras. O papel do Caetano dentro do tropicalismo está relacionado com o seu interesse de se aproximar a uma nova música brasileira para os jovens, que se mostravam cada vez mais interessados no pop e no rock de grupos estranjeiros. Como o mesmo autor disse *"A Tropicália foi o avesso da Bossa Nova", definindo assim o movimento que, ao longo de 1968, revolucionou o status quo da música popular brasileira.
coordenou o projeto e seleccionou o repertório, que destacou canções inéditas de sua autoria, ao

Caetano a lado de outras figuras importantes da música brasileira como Gilberto Gil, Torquato Neto, Capinam e Tom Zé, os Mutantes, Gal Costa e Nara Leão, além do maestro Rogério Duprat, escriveram uma nova história de Música e de revolução na cultura brasileira.**Em 1997 sai o primeiro livro de Caetano, "Verdade Tropical", um relato pessoal sobre sua visão de mundo. Seu disco "Livro", de 1998, ganhou o prêmio Grammy em 2000, na categoria World Music. E no ano 2002, Veloso publicou um outro livro sobre o movimento da Tropicália, "Tropical Truth: A Story of Music and Revolution in Brazil".

A tropicália foi um movimento que questionou padrões tradicionais da cultura brasileira, e foi determinante nos processos sócias que o Brasil vivia naquela época.

*www.cliquemusic.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário