quarta-feira, 22 de abril de 2009

A importância das letras da bossa nova para a criação deste gênero musical

A importância das letras da bossa nova para a criação deste gênero musical
A bossa nova é um movimento da música popular brasileira surgido no inicio da década de 60, seus pioneiros foram João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá. E agora, ela é crucial, nem podemos comentar ¨Música Brasileira¨ sem Bossa nova.
Antes de Bossa nova, na década 50, sempre tocava samba canção nos rádios brasileiros. Samba, geralmente sobre amor muito doloroso, a voz bem vibrata, clima triste, assim.
Nesse momento aparência da bossa nova foi um divisor de águas realmente. Por exemplo, ¨chega de saudade¨ é cheia de surpresas. Sem percussão, o som da violão é muito macio. A voz sussurando, e falando mesmo assunto , mas com totalmente outras palavras.
Está bem, não é dificil para entender quais as diferenças em instrumentos musicais, e voz. Mas como é que é as letras? Aqui está letras da música chega de saudade.
Chega de Saudade
Tom Jobim

Composição: Tom Jobim e Vinícius

Vai minha tristeza,
e diz a ela que sem ela não pode ser,
diz-lhe, numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso Mais sofrer.
Chega, de saudade
a realidade, É que sem ela não há paz,
não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai
Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca,
dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos, e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim.
Não quero mais esse negócio de você longe de mim...

Pela minha primeira impressão, fico impressionada com essas rimas. Para quem não conhece esta música, ela vai ser considerada uma poeta perfeita.
E está comentando sobre amor perdido. Embora apareça palavras como tristeza, melancolia, sofrer e tal, expressa muito lindo imaginando por caso ela voltar. Vai dar muitos beijos, e abraços... E mesmo sendo muito lindo e meio exagerado, parece muito sincero como ele está mostrando as palavras do coração dele realmente. Ou seja, ele é uma pessoa que está muito próxima da nossa vida.
Conforme acima, as letras da bossa nova acaba sendo lindo e poetico, mas tambem realistico e sincero. Isso é uma característica especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário