sábado, 20 de junho de 2009

Aula 14 - MPB (parte 2)


Olá, pessoal!

Nesta nossa última aula sobre gêneros musicais, assistimos dez músicas de shows de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Mônica Salmaso com o objetivo de percebermos as grandes diferenças existentes dentro do próprio gênero MPB. De Caetano Veloso, conhecemos "Minha Voz, Minha Vida" e "Não Enche", do show Prenda Minnha (2000); de Gilberto Gil vimos "Refavela" e "Se eu quiser falar com Deus", do show Eletracústico (2004); de Djavan assistimos "Lilás", "Fato Consumado" e "Eu te Devoro" do Programa Ensaio (1999); e conferimos Mônica Salmaso e Pau Brasil interpretando as músicas "A Volta do Malandro", "Partido Alto" e "Beatriz", de Chico Buarque, no show Noites de Gala, Samba na Rua (2008).
Uma das questões discutidas em aula foi que cada um destes compositores/intérpretes tem características tão pessoais que, para alguém que está começando a conhecer a música brasileira, poderia parecer que estas músicas representam outros gêneros além de MPB. Isto reforça a ideia da variedade e da riqueza de boa parte da música produzida no Brasil.
Como tarefa final, vocês deverão, em grupo, selecionar uma música de cada um dos oito gêneros estudados durante o semestre e apresentá-las, justificando a sua escolha e a razão pela qual estas músicas pertencem a estes gêneros. Esta apresentação será feita para os alunos das turmas de Projeto II, Intermediário II e Avançado do PPE, e ocorrerá no nosso último encontro, que será no dia 30/6.

Bom trabalho para vocês e até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário