segunda-feira, 22 de junho de 2009

esteriótipo sobre a Coreia

Eu pretendo falar de esteriótipo da Coreia, resumindo 3 assuntos. Coreia do norte e Coreia do sul, carne de cachorro, confusão com as coisas chinesa ou japonesa. Primeiramente, sobre Coreia do norte e Coreia do sul, é uma grande pena que eu também não tenha muito conhecimento sobre a Coreia do norte. Eu não posso ter, pois, embora eu quisesse conhecer, não poderia visitar Coréia do norte. Passou 50 anos depois que a Coreia separou-se. Durante este tempo, totalmente fechada, cada Coreia acabou por ter muita diferença uma da outra. É impossivel para vocês saberem o que é que está acontecendo na Coreia, eu entendo isso. Por isto para evitar perguntas, eu falo sul-coreana primeiro. Mas o que eu quero falar é que as duas Coreias são muito diferentes que nem 2 países diferentes. Sobre carne de cachorro. então como é que é?. Comer carne de cachorro não é cultura típica dos coreanos. Pelo que eu sei, na China ou no Vietnã também existem as pessoas que comem carne de cachorro. Então como os estrangeiros pensam coreia=carne de cachorro? Existem muitas pessoas que pensam que a carne de cachorro é comida tipica coreana que nem feijão e arroz do Brasil. Uma atriz se chama Brigitt Bardot fez muito, muito mesmo, bem o trabalho de dar essa ¨fama¨ aos coreanos . Agora eu quero falar que nao tem nada a ver com nacionalidade coreana e carne de cachorro, somente por ser coreana nao mereço ser mal tratada. Não quero defender as pessoas que comem, mas eu digo que quem come ovelha, não tem direito para criticar quem come carne de cachorro. A não ser que seja vegetariano, de qualquer maneira, as pessoas estão comendo outro bixo vivo. Como humanos vivem por desejos, se alguem gosta de comer alguma coisa, continua comendo e quem não gosta, nao come. E no passaporte coreano não está escrito ¨eu sou uma pessoa que come carne de cachorro¨. Por fim, para falar deste assunto que já aconteceu muitas vezes comigo: confusão entre coisas chinesas ou japonesas, como Brasil e Japão tem muita intimidade, principalmente com Japão, asiáticos=japoneses? Não é que eu não goste do Japão, isso é questão de identidade. Claro, o Japão é maior, mais conhecido, mais ¨rico" que a Coreia, falta de conhecimento não me deixa brava, isso me deixa frustrada, mas falta de respeito me deixa até brava. Eu entendo que é impossivel saber o nome da comida tipica coreana, ou da bebida típica, ou identificar se eu sou coreana em apenas uma tentativa, eu não pedi. Não pedi para os brasileiros para tentarem identificar minha nacionalidade na sorte. Se você não conseguir acertar, é só perguntar. Você sabe mais sobre o Japão, claro mas isso não quer dizer que a cultura coreana é igual a cultura japonesa. Não existem fronteiras entre o Japão e a Coreia, mas sim um grande mar. A Coreia ficou desenvolvendo, durante 5000anos, a própria cultura. Com imparcialidade, é obvio que eu sei mais sobre a coreia do que um brasileiro. mas acho que tem algumas pessoas que falam as ´mesma coisa' muito facilmente. Isso tem um sentido muito forte. Pelo que eu conheço sobre brasileiros, especialmente aqui no sul, as pessoas são muito orgulhosas sobre sua cultura. eu acho legal isso, mas tambem acho que vai ser ainda mais legal se respeitasse outra cultura também , embora não seja conhecida. Eu aposto que se um brasileiro for pra Coreia também sentiria a mesma coisa que agora eu sinto. Porque as pessoas tem que pôr esteriotipos uns nos outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário