quarta-feira, 24 de junho de 2009

Estereótipos do Japão

Eu acho que o Japão é um dos países mais estereotipados do mundo. Felizmente, tem muitas coisas boas entre os estereótipos. Por exemplo, muitas pessoas pensam que os japoneses são sérios, trabalhadores, honestos, educados ou inteligentes. Contudo, em geral, uma característica pode ser conhecida positivamente e negativamente também. Por isso, existem muitos estereótipos um pouco negativos, como serem tímidos, introvertidos, exclusivistas ou conservadores. Na minha opinião, todos estes estereótipos sobre a personalidade dos japoneses mostram mais ou menos corretamente o perfil do povo japonês. Claro que tem vários tipos de pessoa no Japão, mas acho que os japoneses têm maior tendência de serem sérios e prudentes ou valorizarem pessoas trabalhadoras ou estudiosas, e por isso, às vezes podem ser mais introvertidos ou conservadores do que os povos dos outros países. Não posso dizer que essas características são boas ou más. Tem o lado bom e o lado mau. Às vezes eu gosto, e às vezes não.
Então, vamos deixar esse assunto pesado e sem resposta certa, e tratar coisas mais leves. Eu tenho algumas coisas das quais quero falar que são os estereótipos da cultura japonesa. Primeiro, nós japoneses comemos carnes também ! Agora, a comida japonesa está na moda, tem muitos restaurantes japoneses e os pratos com peixe cru, como sushi ou sashimi, são conhecidos como a representação. Tudo bem. Realmente, nós comemos mais peixes do que os gaúchos. É melhor que aquele estereótipo errado sobre o qual Isabela escreveu. Entretanto, o conhecimento é bem exagerado. Comemos tanta carne quanto peixe, e ninguém come peixe cru todo dia. É uma coisa muito boa que a comida japonesa seja valorizada no exterior, mas espero que ela seja conhecida mais corretamente.
Ainda tenho muita coisa que queria falar, como karate (nem todos os japoneses aprendem), vestidos excêntricos dos jovens (eles são uma pequena minoria), "tecnologia japonesa" (não me peça o conserto de produtos eletrônicos, por favor), etc. Mas já cansei. Uma coisa que posso dizer é que o Japão tem tantos estereótipos porque ele é conhecido e tem cultura interessante. Acho que isso é uma coisa que merece um orgulho mesmo que os conhecimentos sejam às vezes errados ou exagerados. Contudo, eu quero ser uma pessoa que respeita e procura entender bem as outras culturas, sendo modesto como japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário