segunda-feira, 22 de junho de 2009

Música gaúcha e música brasileira

Região sul do Brasil está na fronteira com Uruguai, Paraguai e Argentina. Por isso, essa região é influenciada pelo países como Uruguai, Paraguai e Argentina do que o resto do Brasil. E na minha opinião, Não somente esses tres países, ela é influenciada pelos outros países também. Por exemplo, a banda internacional Oasis visitou Porto Alegre. Embora não seja capital do país, a banda muito famosa internacional como Oasis ou Red Hot chilli peppers já visitaram mais que uma vez. Claro que eles visitaram Cidades gigantes como Rio ou São paulo. Mas meu argumento é: existe salvador, belo horizonte, curitíba,,, mas porque porto alegre? Acredito que nessa região, existe menos costume de escutar música raggae ou samba do que outras região.(Minha opinião pode ser errada) Posso afirmar dando exemplo de cachorro quente. Eles pegam jeito do Beatles de próposito um pouco. Isto quer dizer que eles são influenciados pela música inglesa também. Não posso falar que nas outras cidades não existe esse tipo de bandas. Mas eu acho que aqui no sul essa característica é mais marcante.
Agora, vou falar sobre música gauchesca. A gente tem esteriótipo dessa região. Interior do RS, caipira, fandango, chimarrão, serra, cultura italiana ou alemã, cultura castellana, buena, tchê, CTG, Prendas,,, tem muitas palavras as quais eu posso citar pensando no sul. Com certeza, cultura mais europea cria muitas diferenças. A linguagem é muito dificil para entender. Nela as pessoas usam outro tipo de vocabulários e enredo dela também se mostra muito dia-a-dia dos gaúchos. E eu ouvi falar no interior as pessoas tem costume de escutar AM mais que FM, e no AM tocam músicas mais gauchescas. Mas tipo instrumentos musicais como gaita, mostra semelhança com musica nordestina.
E eu quero mencionar que eu escutei todas as músicas do victor ramil. Eu achei ¨Ramilonga¨muito bonita, dai acabei de pesquisar álbum dele. E posso dizer ¨bonita demais¨. Letras são ainda mais poeticas do que Ramilonga, e timbre dele fica muito agradável para escutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário