terça-feira, 2 de junho de 2009

O Frevo

O Frevo é um ritmo e uma dança que nasceu no estado de Pernambuco no mediados do século XIX. O Frevo é uma dança que teve origem nos movimentos da capoeira, foi resultado da perseguição infligida pela Polícia aos capoeiras, *que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas. Na actualidade, nos eventos de capoeira, se inclui danças de origem africanas e também o Frevo que se caracteriza por ter um ritmo muito acelerado.

**A palavra frevo vem de
ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direcções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa.

O que mais chama a atenção do Frevo são as vestimentas coloridas dos dançarinos, que vai acompanhada de guarda chuvas pequenos o "sombrinhas" que ajudam a embelecer a coreografia da dança. O Frevo é muito comum no Carnaval, principalmente nos estados nordestinos e se diz que o frevo possui mais de 120 passos catalogados.

*www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/5ritmos/frevo.html
**http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo


Nenhum comentário:

Postar um comentário