segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Amanarrativa

Amanarrativa

Samba, paixão, pele escura, calor e futebol eram, a meu ver como uma estrangeira, os símbolos do Brasil antes de chegar aqui: Porto Alegre. E agora, depois de morar aqui por 2 meses, umas impressões mudam passo a passo.

No primeiro dia que a gente chegou em Porto Alegre, fazia sol com vento suável.As nuvens moviam lento no céu azul. Que bom nossa universidade escolheu essa cidade para nós! Eu pensava assim. Mas um período de sofrimento começou no segundo dia: a gente teve que procurar uns apartamentos para morar. E naquele período, começou chover bastante e estava muito frio. Demoraram 10 dias para registrar todos os documentos de que a gente precisa, para assinar todos os contratos de que a gente precisa, para fazer tudo de que a gente precisa. É uns dias difíceis, complicados, chatos e cansados.

Talvez seja melhor não mencionar sobre isso, comparado com a vida agora. Contudo, era uma experiência especial que nem cada pessoa vai ter. E daí, a vida em Porto Alegre começou.

Aqui, tudo é tranquilo e calmo. Essa duas palavras também são as que os porto-alegrense falam mais quando nós encontramos algumas dúvidas. Me parece, qualquer problema para eles são coisas finas. Eles não se preocupa mais com os problemas e vivem um vida mais leve, mais aprovitadas. Por isso, eu invejo eles. Mas às vezes, tenho que esperar também por causa disso.

Gosto muito de passear quando fizer sol. Ou sentando na cadeira na praça, olhava para os passageiros, as pombas e as arquiteturas. É muito comfortável e relaxado. Especialmente, no domingo, quase todas as lojas fecham, e as ruas ficam mais tranquilas. Parece tudo é só de mim, sem interrupção, nem preocupação.

Faltam 9 meses para estudar aqui, o tempo passa depressa. É preciso que conheça mais sobre a cidade, sobre o país. Como uma frase disse, não é fácil lembrar alguma coisa quando estar ali, más quando você não vai voltar ali, até uma pedra parece uma jóia.

Isso é uma narrativa curta da Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário