segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Já estou tendo saudade de você,Porto Alegre~

Estou em Porto Alegre há dois meses e meio,ainda me lembro o primeiro passo que eu dei para fora do aeroporto,fiquei chocada por um mundo tão transparente.Nunca vi antes o ar tão limpo.Nunca vi antes tão claramente os predios disdantes.Sei que isso(meu choque) parece estranho,mas na China,especialmente em Pequim,o céu é sempre cinza por causa da poluição.Assim,no meu primeiro cinco minutos em Porto Alegre,estava tão ocupada em respirar...Me lembro que no ônibus do aeroporto para o hotel,consegui as minhas primeiras impressões sobre o Brasil.Não era como imaginação,"Ronaldinho"s jogando futebol em todos os espaços e "Gisele Bündchen"s andando na rua com seus corpos perfeitos,mas é uma cidade bem tranqüila.Essa impressão mantem até hoje.

Vou demorar aqui mais oito meses,e depois,vou voltar para China.Quando ouvi a canção "Ramilonga",de repente,pensei na saudade que eu vou ter depois de voltar.Experimentei dias difíceis no início,quando tínhamos que caminhar por quase toda a cidade na chuva fria,desejando encontrar um apartamento apropriado para alugar.Mas,quando todas as dificuldades já tinham passado,e quando começamos a olhar para atrás,sempre não fazemos casos dos dias duros,e o que sobram nas nossas mentes,são os momentos mais doces...Vou me lembrar do Hotel Coral Tower,em que nós morámos por quase meio mês no início.Ele tem o melhor café-da-manhã do mundo...Vou me lembrar da rua General Souza Doca,onde fica o nosso querido apartamento.Vou ter saudade do Zaffari na Protásio Alves,cujos empregados nos conheçem.Vou ter saudade do Centro,onde fiquei perdida cada vez que fui lá.Vou sentir faulta de água com gás(que não existe muito na China),pão de queijo(que não existe na China),chocolate...muito chocolate,sorvete(estou me derretendo...),e as frutas...Vou me lembrar de Shopping Total,onde tive o meu primeiro furo de orelha(primeiro quadro) da minha vida.Vou me lembrar de camisolas e calças tight-fitting das mulheres aqui com peitos e quadrils de tamanho grande.Vou ter saudade de ônibus T8,as paisagens ao longo da linha.Vou,finalmente o mais importante,ter saudade da UFRGS,cujo campus parece uma cena do filme "King Kong" ou "the Lord of the Rings".Vou me lembrar dos cachorros da classe social alta no nosso campus,quem dormem todos os dias,nunca trabalham,mas ainda possuem comida suficiente e amor do todo o mundo.Vou sentir faulta da Vanila do Antônio,e a fila da RU.E,vou ter saudade de algum mais,o cabelo curto da Professora Simone,o prego da lingüeta da Professora Dilli,o capacete do Professor André,e o sorriso(tipo publicidade de pasta de dente) do Professor José...

Odeio essa idéia,vivemos num lugar por um tempo que não é curto mas temos que sair e normalmente não temos a oportunidade de voltar no resto da vida.Odeio essa partida.Falta oito meses que eu vou sair daqui e talvez nunca volte.Já estou preocupando com a partida que parece muito remota.Vou ter medo de ouvir "Ramilonga".Vou ter medo de me lembrar toda a vida aqui.Naquele momento,não me diga sobre Porto Alegre.Acho que vou chorar.Tenho a certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário