quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Música gaúcha e Música gauchesca

Música gaúcha

A música gaúcha de origem tradicionalista parece ter origem na escola literária do parnasianismo, por sua semelhança quando canta coisas da natureza e do ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo - e pela musicalidade, sempre buscando a rima num arranjo muito acertado com as melodias, criando entre letra, música e dramatização, uma dinâmica que rebusca origens e paixões. Vale a pena estudar este aspecto e descobrir que por outras origens históricas podemos enriquecer nossas culturas.

O estilo musical gauchesco mostra também origens fortes na música flamenca espanhola, e na música portuguesa. Os campos harmônicos bem arranjados, denotam ritmos bem elaborados e melodias com dois ou mais violões. Com uma formação harmônica/melódica complexa, a música tradicionalista torna-se difícil de ser interpretada em alguns casos, por outros grupos ou músicos que não possuem ligação direta com a cultura gaúcha.

Música gauchesca

Se o vivente aí acha que música gaúcha é tudo igual, muito se engana. A música gauchesca, ou nativista, engloba diversos ritmos musicais, como a milonga, o xote, o chamamé e a vaneira. Além disso, a globalização dos ritmos fez surgir, da virada do século pra cá, os gêneros híbridos como a tchê music e o maxixe, aliás, gêneros estes que causam controvérsia no mundo tradicionalista dos pampas.


--------------Marta


Nenhum comentário:

Postar um comentário