terça-feira, 27 de outubro de 2009

Música Gaúcha e Gauchesca

Entrevista

Má (34 anos)

OLHA NÃO SEI A DIFERENÇA ENTRE MUSICA GAUCHA E GAUCHESCA.

Rogério (24 anos)

As diferenças aparecem, especificamente, em quatro músicas tipicamente gauchescas. Vimos porque Ramilonga é chamada assim e também porque apesar de ser uma milonga (ritmo típico da música gauchesca), esta música é considerada música gaúcha. Para isso, escutamos uma milonga, um chamamé, uma valsa e uma vaneira para enterdermos um pouco melhor estas diferenças. Vimos também que a música gauchesca é normalmente associada à dança e de como ela é representativa da vida no interior do Rio Grande do Sul.

Fonte:
http://sobremusicabrasileira.blogspot.com/2009/05/aula-8-musica-gaucha-e-gauchesca.html

Agora tem diferença entre a musica Nativista e a denominada Tche Music com outros ritmos tbm, muitos não acietos pelo MTG's.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAkj

No dicionário Houaiss, a palavra GAÚCHO significa: do Rio Grande do Sul; rio-grandense-do-sul. A palavra GAUCHESCO significa: relativo a gaúcho. Conforme o significado das palavras, música gaúcha é um conjunto daquelas canções do Rio Grande do Sul, e música gauchesca é um conjunto daquelas canções relacionadas aos habitantes do Rio Grande do Sul.

Pesquisei na Internet e descobri que a música gaúcha de origem tradicionalista parece ter origem na escola literária do parnasianismo, por sua semelhança quando canta coisas da natureza e do ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo - e pela musicalidade, sempre buscando a rima num arranjo muito acertado com as melodias, criando entre letra, música e dramatização, uma dinâmica que rebusca origens e paixões. Vale a pena estudar este aspecto e descobrir que por outras origens históricas podemos enriquecer nossas culturas.

Na linha inversa, o estilo musical gauchesco mostra também origens fortes na música flamenca espanhola, e na música portuguesa. Os campos harmônicos bem arranjados, denotam ritmos bem elaborados e melodias com dois ou mais violões. Com uma formação harmônica/melódica complexa, a música tradicionalista torna-se difícil de ser interpretada em alguns casos, por outros grupos ou músicos que não possuem ligação direta com a cultura gaúcha.

( http://pt.wikipedia.org/wiki/Música_nativista#M.C3.BAsica_ga.C3.BAcha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário