segunda-feira, 12 de outubro de 2009

diferença entre a música 'gaúcha' e 'gauchesca'



Eu perguntei para três gauchos sobre a diferença entre música gaucha e música gauchesca. Todos eles me responderam que a música gaucha era qualquer música do estado rio grande do sul. Então a música gaucha inclue muitos gêneros. Por exemplo, rock que foi cantada no rio grande do sul pode ser música gaucha.

Mas eles me falaram que a música gauchesca era um gênero especial da música do Rio Grande do Sul. Geralmente, as letras da música gauchesca está falando sobre a vida dos gaúchos.

Eu voltei para casa e pesquisei as diferenças entre a música gaucha e a música gauchesca. Todos os resultados também estavam falando mesma resposta que os gaúchos me deram.

A música gaúcha ou sul-rio-grandense é a música que produzida no Rio Grande do Sul, independente do estilo empregado. Comparando essa, a música gauchesca(na internet, ele usou a música regional gaúcha) é aquela que utiliza tanto de temas campeiros como urbanos e, ainda, outros relativos ao jeito gaúcho de viver.

No resultado, ele usou as palavras ‘’nativistas’’ e ‘’mercadistas’’. Acho que a música gauchesca é mais ‘’nativistas’’ do que música gaúcha.

Antes de fiz essa intrevista, não sabia que tinha diferença entre a música gaúcha e gauchesca. E neste feriadão, viajei para Bento Gonçalves, e lá, vi muitos gaúchos que cantavam junto a música gauchesca. Acho que os gaúchos são as pessoas quem amam mais o seu estado. Foi muito interessante de sabaer a diferença pela intrevista!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário