quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Falar para as pessoas se entenderem

Vamos primeiro pensar numa coisa:o que é exatamente falar errado?Como não existem duas folhas totalmente iguais,as padrões de julgar um erro gramático são também diferentes.Por isso é difícil chegar uma conclusão,ou seja,essa pergunta não tem uma resposta fixa.

Acredito que a língua foi criada para as pessoas conversar e se entender melhor.
Na China tem um ditato:quer o goto preto quer o branco,quem consiga pegar o rato é o gato legal.Então na minha opinião,a gente pode usar qualquer jeito de falar,para comunicar sem problema,daí a gramática é só para escritas.

Se a maneira de falar nos lugares diferentes já se vira uma barreira que atrapalha a comunicação,daí faz sentido as pessoas terem uma gramática unificada.De acordo com a letra de ASA BRANCA,me senti muito a importância de unificar a gramática!Pois não iria entender muitas palavras sem o professor explicar.Por exeplo,Qual a fogueira de São João:o que é isso??Depois a gente vim a entender:´tem um sentido de Como a fogueira de São João,que quis dizer que lá é quente demais,e parece uma festa animada.Para nós estudantes estrangeiros,é muito difícil pensar nisso,cujas palavras parecem não têm nada a ver.

Pelo contrário,caso a gramática não diga muito alto na conversa geral,daí não precisa a gente falar de acordo com a gramática bem direitinho.Por exemplo,em Beijingese,as pessoas sempre gostam de falar de uma ordem contrária:您(você)吃了吗(já comeu)? Em beijingese,se fala mais 吃了吗(já comeu)您(você)?,que tudo mundo entende o significado também.A diferênça é única:A ordem de frase mudou.Mas não é difícil para a gente entender.Só que para estrangeiros,é difícil ainda aprender o chinês,que dirá o chinês mudado!A situação é igual como a gente aprende português.

Conclusão:A gente precisa de gramática,mas não se deixe se tornar a peia:a língua serve para se entender,ao invés de servir para gramática. Falar diferente de gramática não é falar errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário