sábado, 31 de outubro de 2009

Falar diferente da gramática é falar errado?

Quando oiei na terra ardendo

Qual a fogueira de São João

Eu preguntei a Deus do céu, ai

Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

Por farta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

...

Se você encontrou alguma dificuldade enquando leu esta letraCaso sua resposta seja “sim”, você acha que aquelas palavras apretadas são erradas ou não

Ao meu ver, uma linguagem, como outras formas de comunicação, foi inventada com o fim de servir para comunicar entre pessoas. Por causa das enormes diferenças do clima, da circustância geográfica, do costume e tal, já apareceram, sem controvérsia, várias diversidades entre linguagens. No caso do Brasil, sendo o quarto maior país em áreas do mundo, é ridículo criar uma restrição das línguas.

Além disso, de um ponto de vista histórico, as diversidades das línguas também estimularam diversidades culturais. Na china, existem bastante sotaques, contudo, geralmente, pessoas não têm dificuldades de entender uns outros. Na linha inversa, justamente devido às diferenças de sotaques, os habitantes de cada região têm como possuirem suas características específicas.

Finalmente, a mudança das línguas não tem fim. Hoje em dia, as novas palavras estão sugerindo a uma velocidade estonteante. É impossível que pare este tipo de tendência da língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário