domingo, 4 de outubro de 2009

Bossa Nova – A revolução Musical do Brasil

Na decada de 50, do século XX, roçou a terra brasileira uma brisa primaveril pura e fresca e desabrochou uma florzinha chamada Bossa Nova. Em 1959, o filme Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus, foi distinguido com três prestigiosos prémios internacionais. Daí, A Felicidade e Desafinado, as duas canções do filme com característica da Bossa Nova começaram, como um dente-de-leão, a levar um novo gênero musical para todos os cantos do mundo. Desde então, pessoas têm prestado cada vez mais atenção à Bossa Nova.

Quem escute ela pela primeira vez, talvez vá sentir um tipo de calor agradável, como o sol da tarde, ou seja, como deitar sobre o braço do amado.

No ano de 1958, canção Chega de Saudade de Tom Jobim popularizou no Brasil, significou o início de uma revolução musical brasileira. Naqula época, ninguém sabia que a influência desta revolução podia mudar tanto a melodia quanto a letra da música brasileira, nem notava que a grande força dela também chegava ao Estados Unidos da America, até ao mundo oriental. Hoje em dia, na Ásia, não carece de cantores da Bossa Nova, como tais Lisa Ono do Japão, Peggi e Joana Won da China. Todavia, o facto que não pode ser negado é que sob as influências da geografia e do costume, a Bossa Nova na Formosa já foi achinada. No outro lado, esta não é uma coisa negativa, pois a Bossa Nova já tinha uma nova vida e está continuando desenvolvendo na outra terra.

A respeito da letra, a da Bossa Nova não é bastante livre, como a de MPB e Funk. Geralmente, ela fica mais elegante e nobre, ou seja, pode ser defenida como um poema, já que a letra da Bossa Nova possue aproximadamente todas características poéticas como rima, emoção, aliteração, e mais outras.

O ano de 2008 foi o 50o aniversário da Bossa Nova. Todo mundo correu para o braço para se lembrar esta significativa invenção musical brasileira.

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