segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chega de saudade

No final dos anos 50, muitas coisas novas apareceram na capital do Brasil:TVs, discos, cinemas, modas, etc. A vida era bastante leve. Por causa de tudo fresco, algumas pessoas começavam a descobrir música nova. Dentro dessas, Tom Jobin quem era o compositor da música, Vinicius de Moraes, cuja letras eram poéticas, e João Gilberto quem cantava a música, criaram o tipo de música totalmente nova no BrasilBossa Nova. Olha para o nome e você vai conquistar a percepção delabossa e nova. Os brasileiros nunca ouviram isso no passado era diferente mas no mesmo tempo podia fazer relaxar. Na verdade, as mudanças eram óbvias. A música era cheia da dissonância. As letras eram mais leves, a linguagem era muito poética com as rimas, as metáforas e a estrutura regular. O que era mais importante para a Bossa Nova, foi o cantor quem tocava o violão com uma maneira diferente e cantava com vocal baixinho. As pessoas quem ouviam a Bossa Nova, iam se divertir nas coisas bonitas que o cantor ''falava''. A era da Bossa Nova chegou.

Porém, como não é possível que uma flor abra sempre, esse tipo da música deixou a cena no meio dos anos 60. Embora ela não tenha uma vida muito longa, todos os brasileiros tinham saudades dela e as influências dela são muito forte para as músicas brasileiras até hoje. As letras poéticas ainda são as favoritas dos compositores e o ritmo mais rápido já se tornou muito popular. Também têm algumas pessoas que cantam a música como João Gilberto. Olha! A bossa nova já trouxe muito para a música brasileira.

Ao meu ver, para música, o mais importante não é quanto tempo ela era popular, não é quantas pessoas gostam dela, mas são as mudanças e influências que ela pode trazer para a música total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário