quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aula 5 - Samba e Bossa Nova





Na última aula juntamos as duas turmas e terminamos a discussão sobre samba. Percebemos que o samba no Brasil não é apenas composto por samba-enredo, como usualmente é caracterizado fora do país, e sim um gênero musical amplo que abarca tipos diferentes de música. Para que pudéssemos discutir essas diferenças, ouvimos exemplos de samba antigo (Com que roupa? - Noel Rosa), samba-canção (Meu mundo caiu - Maysa), samba-enredo (O amanhã - União da Ilha) e samba de partido alto (Partido Alto - Chico Buarque com interpretação de MPB4).
Começamos também a falar sobre Bossa Nova. Com a utilização do DVD "Vinícius", vimos um pouco como surgiu a Bossa Nova no Brasil bem como era a vida no Rio de Janeiro na década de 50.

EXCEPCIONALMENTE ESTA SEMANA eu e o professor José decidimos cancelar a pesquisa sobre samba, pois percebemos que seria repetitiva.

Lembramos, porém, que TODAS as produções textuais propostas até o momento devem ser postadas no Blog até a próxima segunda-feira. Após essa data, será descontada nota das produções atrasadas.

Um comentário: