domingo, 27 de setembro de 2009

Caviar – Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!

A canção Caviar de Zeca Pagodinho fala sobre a desigualdade social no Brasil. Muitos dizem que é o país com o maior fosso social no mundo e que no Brasil só existem duas classes, aquela dos muitos ricos e aquela dos muitos pobres. É evidente que estas são talvez exageros, mas isso destaca o fato muito real que a sociedade brasileira é muita complicada e enfrenta problemas reais.

Em Caviar, o ritmo rápido e soa otimista vai contra o tema da música, isso para mim simboliza o Brasil. Apesar de ser pobre e ter problemas o interlocutor da música é capaz de cantar música feliz. Ele diz: “Mesmo assim não reclamo da vida, Apesar de sofrida, consigo levar.” Ele quer tentar caviar, mas ele está feliz regularmente comendo a comida típica  do seu dia-dia. Assim, talvez o Pagodinho esta dizendo que os pobres queiram tentar chegar a ter uma vida de ricos mais ainda tem uma alegria surpreendente na vida deles agora. Conhecendo o Brasil um pouco eu já veja que isso acontece aqui. As pessoas consegui ser felizes mesmo não tendo muitas outras coisas.

Eu acho também que o refrão da música que disse "Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar" fala de um problema  que se acha dentro da desigualdade social no Brasil. Os pobres aqui só tem uma pequena idéia da realidade de como vivem os ricos. As duas classes podem viver na mesma cidade nos mesmos bairros e nunca se ver. Os pobres veem os ricos em novelas e na cultura popular, mas nunca realmente visto ou experimentando a vida deles. Esta ignorância mostra como fechada os dois mundos são um do outro. Para mim um exemplo disso e talvez as múltiplas vezes por dia que eu quase sou matada para pessoas que tão dirigindo carros que custam mais que uma pessoa pobre no Brasil gasta numa vida inteira. Dentro da bula do seu carro de luxo, eles nem vejam que tem um ser humano menos de três pés ao lado que tem o direito de caminhar na faixa de segurança. De mais, como uma estrangeira me parece que a única maneira de uma pessoa pobre no Brasil iria entrar na casa de um rico é se eles estão lá para fazer o trabalho doméstico.

Parece que a classe mais rica é feliz da maneira que eles são e preferem manter os olhos fechados para a realidade ao seu redor. Eles queiram tanto de vir de um pais onde esses problemas social não existe. Não estou dizendo que tem que começar pagar a conta de todo mundo, mais um mínimo de respeito e de reconhecimento talvez ajudaria as coisas. Agora muitos dos pobres são completamente excluídos de oportunidades além de talvez um dia ganhar na loteria; "Um dia eu acerto numa loteria, E dessa iguaria até posso provar". Só dessa esperança, eles podem estar contentes com o que eles têm agora.

Um comentário:

  1. eu achei muito legal por que e mesmo verdade isto sou;gabriela e tenho 12 anos

    ResponderExcluir