sábado, 26 de setembro de 2009

Diferências sociais do Brasil

A música Caviar me lembrou de uma entrevista que eu vi no programa brasileiro.O entrevistado
foi um negro que viva no Brasil,falando sobre a desigualdade social.Ele disse que o pobre pode
viver 500 anos para obter o carro e a casa que agora o rico tem.
Isso é a verdade nua e crua.

O que me impressionou muito é que essa música foi cantada com a forma de samba.A estereótipo da samba que normalmente a gente tem é um tipo de música alegre,com ritmo rápido e ligeiro.Mesmo assim,o tema expressado nessa música é relativamente pesada.Com o ritmo de samba,me dá um sentimento que o narrador está sorrindo,com lágrima caindo.

Hoje em dia,a distancia entre o rico e o pobre está voando.O caviar talvez só seja um pratinho no canto da mesa dos ricos,mas para os pobres,o caviar é iguaria que só pode se comer depois de acertar na loteria.
No Bairro moinho de ventos,tem muita gente tomando café,conversando e desfrutando da vida.Eles podem gastar 500 reais por uma roupa sem pensar.No outro lado,porém,ao longo do rio Guaiba,as pessoas estão passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo de uma ponte.A mairia é crianças.
Não faz mal não conseguir provar caviar.Não ter futuro é o maior dos coitados.
Por causa de pobre,muitas crianças cresceram sem educação da escola,nem a dos pais.A gente já aprendeu menino de rua na aula de Cultura Brasileira,que se espelha a influência que o pobre deu para sociedade brasileira.

Perante dessa situação,o que os pobres fazem?

Mesmo assim não reclamo da vida
Apesar de sofrida,consigo levar
Um dia eu acerto numa loteria
E dessa iguaria até posso provar

Na verdade,eu considero essas frases mais negativas do que positivas.
O pobre não reclama.Ele quer levar ao invés de viver.E até acredita em que vai ser acertado pela boa sorte,tipo,acertar numa loteria.
Ao meu ver,se quiser uma vida boa,a gente tem que lutar e se esforçar bastante,procurando encontrar uma solusão para melhorar o nível da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário