sábado, 26 de setembro de 2009

Diferenças Sociais

Parece que as diferenças sociais sempre influênciam a sociedade do Brasil. Os problemas entre Rico e Pobre, Branco e Negro sempre aperece na vida, e também na educação.
Como Zeca Pagodinho canta em a canção "Caviar", caviar é a comida do rico, os pobres nunca vêem, nem comem, só ouvim falar. Eles só conhecem ovo, farofa e torresmo. Acho que em a canção, caviar só é um símbolo da vida dos ricos. Os pobres nunca usam ou conhecem as coisas que só aparecem na vida dos ricos. Isso é mais ou menos uma desigualidade. Todas pessoas são os filhos do mesmo pai e todas tem mesmos direitos. Mas de fato, todos são diferentes. Os pobres não têm roupas fantásticas para vestir, os pobres não têm casas bonitas para viver, os pobres não têm comidas deliciosas para comer... O que eles têm é só um pano para cobrir o copo, só um lugar onde podem abrigar-se da chuva, só pastos para matar fome... O ônibus não é para eles, o supermercado não é para eles, porque eles são pobres, eles não tem dinheiros suficientes para pagar...
Também o problema fica em educação. Embora a desigualdade entre brancos e negros no que se refere à presença no ensino fundamental tenha diminuído nos últimos dez anos, nos níveis médio e superior há assimetrias que só poderiam ser superadas no prazo de 17 anos. A conclusão é do levantamento elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo integra o quarto capítulo dentre os 11 que vão compor o 1º Relatório das Desigualdades Raciais no Brasil, que deve ser concluído em março e atualizado a cada ano.Segundo o pesquisador da entidade Marcelo Paixão, nos últimos dez anos houve uma queda na diferença do tempo de estudo entre negros e brancos. Entre 1996 a 2006, foi registrado um aumento de 1,6 ano de estudo entre os brancos com idade acima de 15 anos. Entre os negros da mesma faixa etária, o crescimento foi de 1,9 ano de estudo. "A diferença entre os dois grupos se reduziu em 0,3 ano de estudo. Se essa queda mantiver essa média, a redução das desigualdades se esgotaria em não menos que 17 anos".Ele lembra que, normalmente, o prazo para a conclusão do ensino fundamental e médio é de 11 anos. Ou seja, dizer que vai demorar 17 anos significa dizer que haverá pelo menos duas gerações ainda com desigualdades. Para o pesquisador, o acesso ao segundo grau é o principal gargalo da educação brasileira. Segundo ele, os principais indicadores para medir a qualidade do ensino são as defasagens entre a idade da pessoa e a série em que ela estuda e entre o número de matrículas para uma determinada série e a idade das crianças que a freqüentam.
Embora tem muitos problemas, acho que o situação vai ser melhor. A sociedade está cada dia mais desenvlovida, e as pessoas dam mais atenções paras os pobres. E o governo também está trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário