domingo, 6 de setembro de 2009

Geração Coca-Cola : Uma geração temporada

A música “Geração Coca-cola” realmente narrativa um fenómeno social que recentemente apresta grande atenção do público. Mas, as legendas da música são, pela minha opinião, um pouco extremas, por exemplo “vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês”. É uma cronica descarada.

Mas talvez esta sensação impulsa seja o mesmo retrato da actividade mental dos geração coca-cola ou pós-geração coca-cola.

Na China, embora a geração coca-cola não começasse tão cedo como do Brasil, a tendência é cada vez mais evidente.

China, com uma história tão longa de 5,000 anos, é um país cuja cultura tem vários níveis. Embora, no superfície da sociedade, os jovens chineses parecem influenciados muito pela cultura coca-cola, no fundo da coração de cada um há uma avaliação que cultura vem da fora não consegue ultrapassar. Este é porque a raiz da cultura chinesa transmite de geração a geração e marca bebés desde nascimento que ninguém pode esfregar. Como uma grande parte das pessoas já realiza este problema de colonização pela causa da globalização, esta febre não vai continuar permanente, apesar de tudo, ninguém é idiota.

Pelo trono do Brasil, cuja cultura é desde antes uma mistura e fusão, o aparecimento da geração coca-cola não é uma coisa estranha. E, a gente não pode negar, além de lixos e infecto negativo, ainda tem um progresso na cultura brasileira com uma força da cultura vem da fora que empurrá-la para a frente, que significa, embora a vontade inicial da cultura hegemónica seja dominar e colonizar, em alguns aspectos, também traz ajuda para melhorar e inovar a cultura.

Então, a geração depois da geração coca-cola: a pós-geração coca-cola, dos país ambos da China e do Brasil, vai tomar uma vista nova em folha e tratar deste assunto adequadamente. Porque, como esta música e mil e mil artigos, poemas, comentários, a geração corrente está a tomar uma opinião mais crítica e sóbria, que faz a geração coca-cola ,como um meteoro, rapidamente corre na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário