segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Geração Coca-Cola

A banda de música parece odia o fenômeno da geração Coca-Cola muito e está urgente para mudar a situação. Mas não acho que seja tão simples. Porque estamos numa época assim!

A americanização está acontecendo em todo o mundo e influenciando as crianças em silêncio. Somos, definitivamente, uns da Geração Coca-Cola. Durante o horrível tremor de terra, que se passou no ano antes, há um rapaz que ficou muito famoso depois da saudação, porque a primeira sentença que ele disse foi ‘eu quero coca-cola gelado’. Acho que ele pode ser um representante da geração dele.

Diferente da banda, acho que o fenômeno é natural e aceitável, especialmente na China, porque a país está abrindo com uma velocidade muito rápida, e a gente está experimentando uma mudança violente. É natural que as crianças viram para as fãs da americanização. Mas a gente ainda bebe chá quando bebe coca-cola, a gente ainda come arroz e mesas quando come McDonald’s, a gente ainda celebra o Festival de Primavera quando celebra Natal. Aceitamos uma cultura nova e não esquecemos a cultura propria. E o efeito é, possívelmente, uma cultura mais nova e mais vital. Claro que este significa que a cultura vai mudar, mas está mudando no tempo todo, e não faz mal! Também há pessoa que come comida chinesa muito e gosta de cultura chinesa nas outras paises, e a gente na China não sente mal, e por que recusa a cultura da outra país?

Então, eu acredito que a Geração Coca-Cola exite e vai existir por um tempo mais longe, mas não acho que tudo o mondo vai ser um parte de EUA um dia, não se preocupe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário