domingo, 27 de setembro de 2009

A Geração Coca-Cola do Canadá

No meu país uma "geração coca-cola" ainda existe. Muitas coisas que nós consumimos, de comida à cultura é originária dos Estados Unidos e da sua imensa influência. Talvez parece meio ruim, mais isso faz sentido, somos um pequeno país que vivem ao lado da super-potência do mundo, não tem como não ser assim.  Mas temos uma historia, um povo, uma cultura e línguas diferentes.

No entanto, ao contrário da canção de Renato Russo, não somos obrigados a consumir nada. Existe um monte de escolhas no Canadá e todos vivem suas vidas de acordo com a forma que eles querem.

Na minha opinião, tem coisas boas que vêm até nós a partir dos Estados Unidos, assim como coisas ruins. Nenhuma cultura só tem coisas boas a oferecer, assim como nenhuma tem apenas coisas ruins para oferecer.

No meu país, a primeira "geração coca-cola" é um pouco mais velho que eu. Ela é da faixa etária de Renato Russo. Eram eles que estavam presentes quando essa “americanização” aconteceu. Eles que vivem em um país completamente diferente do que seus pais, que viu a "americanização" de primeira mão. De repente, é por isso que são eles que reclamam mais. Eles são, provavelmente, mais sintonizado com as diferenças do que eu e meus colegas que não percebemos tanto assim.

No Canadá não se encontram muitos dos sentimentos que tem na canção, e penso que isso é por que a maioria dos canadenses são bastante otimista e não se queixam muito. Nós não somos um povo que vai ficar com raiva sobre uma coisa assim, que não podemos mudar – já tem coisas muito mais sérias acontecendo dentro do país. Assim, nunca foi realmente muito do sentimento revolucionário como na canção.

Há coisas chamadas as “Leis do Juno” no Canadá, que são basicamente “leis de conteúdo canadense.” Todas as transmissões no país deve conter uma certa percentagem de conteúdo canadense. Isso garante que mesmo se você não está interessado, se você é um canadense, você será exposto a cultura canadense. Isto significa também que, historicamente, os estados do norte, nos Estados Unidos pega transmissões canadense com uma cultura canadense, o que explica a grande quantidade de músicos canadenses que são populares lá - e depois no resto do mundo.

O que muitas pessoas não sabem sobre o Canadá é que temos uma cultura muita rica e variada com ampla disseminação dentro do nosso país. Nós não exportamos para o resto do mundo a sigla “Canadense” estampada, mas você ficaria surpreso ao descobrir quantos artistas bem conhecidos são canadenses e falam sobre nosso país. Canções que tem sentimentos importante para nos podem ser só canções “populares” em outro países, isso não é ruim, eu acho isso muito legal! Mais incomoda-me um pouco quando as pessoas fazem comentários sobre como o Canadá deve ser muito americano. Especialmente as pessoas que não sabem nada do meu país. Temos grande música canadense, que é sobre o nosso país e nosso povo, em duas línguas principais e centenas de outros idiomas também. Se tudo que você quer ver é a América é o que você vai ver, mas em vez de se queixar da "coca-cola geração" nos somos capazes de produzir coisas originais e bonitos que vêm da nossa cultura e representa ela.

 - Jessica

Nenhum comentário:

Postar um comentário