segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Caviar

Na música “caviar” de Zeca Pagodinho, há uma crítica subtil da situação da pobreza no Brasil. Invés de criticar o governo ou o jeito de viver dos ricos, o cantor tenta ironicamente fazer realizar a ausência de ação dos pobres na situação deles.
A imensidade da pobreza no Brasil traz muitas preocupações e parece ter muitos culpados envolvidos. A começar com o pobre em si que, como se trata na canção do Zeca, não faz muitas coisas para mudar seu jeito de viver. Num país rico como o Brasil, onde existe muito dinheiro dividido por poucas pessoas, a revolta poderia ser iminente, mas uma inércia continua ou ao menos fica dentro das favelas, entre os pobres mesmo. Pela minha percepção, eles ironicamente ficam vivendo a vida miserável deles, rezando que Deus os ajudará a sair dessa situação. Provavelmente por falta de conhecimento e de próprio controle na vida deles, eles continuam sem saber o que fazer, brigando ingenuamente, mas às vezes violentamente pela sua sobrevivência. Quantos pais não são capazes de trazer uma quantidade de comida suficiente para sustentar as necessidades alimentar dos seus filhos e acabam bêbados? Drogados?
As carentes importantíssimas dessas famílias pela vida deles e mais ainda pela criação de seus filhos são paliadas por o governo por uma rente de dinheiro. Paliadas? Como que uma pessoa que nunca teve dinheiro suficiente pode administrar uma nova rente prevista para ajudar? O que um pai que não bota bastante comida na mesa por seus filhos, mas que fica bebendo cachaça vai fazer com tendo mais dinheiro ainda no bolso? Será que sou eu ou o governo brasileiro está comprando votes e não ajudando a população? Porque esse dinheiro não serve para montar estruturas para acolhê-los, alimentá-los e dar um teto por aqueles que não têm? O governo sabe o quanto é fácil de manipular pessoas sem conhecimento, precisando de tudo que podemos imaginar até coisas que preferimos não imaginar. Ele sabe que só de receber o que parece uma ajuda vai os fazer felizes e será suficiente para fazê-los votar nele. A maioria do povo brasileiro é pobre, não é? Vocês imaginam quantos votes podem ser comprados só enviando um pouco de dinheiro para eles? A realidade brasileira implica também que o pais inteiro estava sobre uma ditadura até 1984. Se eu não me engano, um regime militar tomou controle do pais e tentou tirar o sentido crítico das pessoas fazendo eles praticamente parar de pensar, de refletir. O Brasil tem sofrido até agora das conseqüências da passagem desse regime na governança do país. O governo sabe disso e acredito que aproveita para manipular o povo para ganhar votes e consequentemente poder e dinheiro.
Além do governo e deles mesmo, eu acho que a situação da pobreza no Brasil envolve mais gente ainda. A televisão, os artistas, os jornalistas, os jogadores de futebol e todas as pessoas que têm uma imagem social de uma certa importância têm a responsabilidade de tentar mudar a situação de várias maneiras. Tentando abrir os olhos do povo, dando idéias de soluções, suportando organismos que os ajudam ou simplesmente ficando falando dessa situação e da importância de mudanças pelo bem do Brasil inteiro. Acredito também que todos os outros, os brasileiros da classe média para cima, deveriam fazer coisas para ajudá-los. Mesmo se fosse só uma coisinha feita por um organismo, um ato voluntário raro, mas se cada um faz pouco, o resultado poderá ser grande. Mas às vezes o Brasil me parece ser mais um país onde cada tenta crescer por si invés de ser 160 milhões de pessoas tentando fazer crescer uma nação.

Um comentário:

  1. Achei muito boa a sua análise, sua percepção do nosso contexto social, político e econômico foi muito sensível, tenho que reconhecer realmente nós brasileiros nos comportamos como público e não como povo frente as desigualdades, mas devo confessar uma esperança latente, principalmente de uns anos para cá, de melhora na consciência da população brasileira da necessidade de principalmente se investir em educação,a qual considero ser o pilar de qualquer libertação.

    ResponderExcluir