quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"Coca-cola" na China

Geração Coca-cola foi feito em 1984---quando o meu pai e a minha mãe ainda não se conheceram,o Renato Russo já estava criticando o fenômeno de americanização.Até agora passaram 25 anos,e eu,a nova geração,ainda convivo com rótulo de USA.
As coisas não mudaram muito desde aquela época para cá.
Viu o bebé na imagem?Coitadinha dele,que foi rotulado desde nascer com tantas marcas americanas.Nós até podemos chamar cada uma de nome correto:NIKE,SONY,MISS SIXTY,MTV,Mc,CK e......COCA-COLA.
Reparei que no Brasil,a gente bebem muito Coca-cola,igualmente na China.Além de Coca-cola,as crianças chinesas adoram Mcdonald e KFC,ganhando hamburger e batata frita como presente depois de tirar nota A. Mas todo mundo sabe essas coisas fazem mal à saúde,até os americanos mesmo sabem.O que é um meio irónico é,lá nos USA,muita gente toma leite de soja,ao invés de coca-cola.Aqui na China,muita gente bebe coca-cola,ao invés de leite de soja.
Outro exemplo é um tipo de composto de nutrições,AMWAY.Diz-se que nos USA quase ninguém toma isso,mas na China,essa marca é bem famosa e procurada.
Será que nos realmente tornamos a lixeira dos produtos de USA?
Somos Geração Coca-cola mesmo.A gente acompanha cada jogo de NBA,tendo o Kobe como herói.A gente assiste às telenovelas americanas,de primeira estação a quarta.A gente escuta a Beyonce,e dá atenção a qual menino com a Hilton aparecer na revista de fofoca.A gente adora os filmes de Hollywood,e até diretores chineses estão imitando o estilo desse filme.
Adivinho que a situação do Brasil é parecida com da China.Com o desenvolvimento da globolizaoção,é absolutamente impossível que a gente não seja influenciada por USA,já que ele é o mais forte no mundo.
A meu ver,não precisa se preoculpar demais,nem recusa outra cultura com olhos fechados.A gente tem que conhecer o mundo.O que se importa mais é não se esqueça a nossa própria cultura e não perca a nossa própria origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário