sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Diferenças Sociais


Conforme a pesquisa de 2003 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mesmo que o governo já adotasse tantas medidas eficazes para que o povo possa sentir melhor na vida cotidiana, as desigualdades ainda convivem com os brasileiros. No ano de 2001, comparando com o rendimento das mulheres da raça branca, o dos negros e dos morenos tavam obviamente baixo, até chegou o índice a 30%. Por outro lado, o rendimento dos ricos ficaca cerca de 20 vezes maior do que o dos pobres. E no sudeste, esta tendência ainda tava aumentando.Até hoje,não é difícil encontrar o morador da rua buscando o resto da comida no lixo.

Com base nestas situações, um jornalista entrevisitou uns habitantes que moram na favela tendo como objetivo saber quais as opiniões que eles têm. Alguns estão satisfeitos com a vida:

-Um monte de gente une pra um ideal, pra ajudar, melhorar onde mora, o bairro onde mora, ajudar amigos próximos, pra mim é isso, comunidade...O melhor lugar em que morar é favela, pq todo mundo se conhece todo mundo...

-Aqui vc pode ficar em vondade, vc se divertir em vondade...

-É um lugar calmo, tranquilo...

Alguns têm casa maior, mas não saem daqui, eu gosto daqui.

Ao mesmo tempo, outros, porém, possuem as visões contrárias:

-Têm coisas na comunidade como guerras, como vender drogas, pontos de prostituição, pessoas usam drogas pra as carianças ver, acho esse é errado.

-Varias pessoas que moram em ambientes melhores têm preconceitos, falam que não entram nas favelas e não sei o que.

Como não poderia deixar de ser, pessoas diferentes têm opiniõesa particulares. Seja qual for a situação, no entanto, devemos nos comportar correspondente ao que a canção Caviar fala:

Mesmo assim
Não reclamo da vida
Apesar de sofrida
Consigo levar
Um dia eu acerto
Numa loteria
E dessa iguaria
Até posso provar

Nenhum comentário:

Postar um comentário