domingo, 1 de novembro de 2009

Ajuda de Letras

Na realidade, letras de músicas são muito diferente das de textos normais quer na gramática quer na ordem. Acho que é muito necessário para interpretar canções com letras adaptadas. Primeiro, o elemento principal da música é melodia, por isso, letras tem que combiná-la. A gramática é o critério da língua escrita, mas na musíca, não é nessessariamente indispensável. Muitas vezes por causa da rima, autores tem que mudar a ordem da letra e a estrutura da frase para soar mais espontâneo. E quando cantores interpretam músicas, eles mudam a pronúcia da letra. Por um lado, isso é determinado pela melodia e pelo rítmo, e outra razão é para soar mais natural ou para cumprir certa caratecrística regional. Asa Branca é mesmo um bom exempro,
Quando oiei a terra ardendocom a fogueira de São João

Eu perguntei, a Deus do céu,
aiPor que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão
Entre as letras acima,pode-se entender que olhei foi substituído por oiei, fornalha foi substituído por fornaia. Na minha opinião, o objectivo é para cumprir as caraterísticas da sotaque carioca. Isso é muito comum na música chinesa. São muito interpretadas as músicas cantonesa, e a pronúncia é completamente diferente de música de mandarim. No meu ver, dialeto é um elemento indispensãvel em cantar, porque desempenha um papel importante em expressar a paixão escondida atrás das letras. Assim a audiência pode aceitar e compreender a música com mais facilidade.
Música é uma maneira romântica de contar histórias e expressar emoção, portanto, as letras não são tão padrões quanto romances e outros textos. Mas pessoas podem receber e perceper mais informações e afecto. Em suma, letras são formadas segundo o estilo principal da música, então, não é obrigatório cumprir gramática e maneira formal de escrita. Não vai barrar pessoas de entender, mas ajuda a perceber com coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário