quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Caro Editor,

Sou estudante chinesa aprendendo português em Porto Alegre.Estou escrevendo essa carta para me posicionar em relação a essa questão,que falar diferente da gramática é falar errado.
Ao meu ver,falar diferente da gramática não é falar errado.Pelo contrário,é esse falar diferente da gramática floresce a música brasileira,especialmente as músicas regionais e folclóricas.
Ouvi um canção na aula Música Brasileira chamada“Asa Branca”que se debruça sobre a vida no sertão nordestino e a saudade da terra natal.A seguinte bem uma parte extraída das letras dessa música.

Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu preguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão

Ao ouvir essa música,todo brasileiro vai reconhecer que essa canção fala sobre o nordeste porque as palavras“oiei”“ preguntei”“ fornaia”“farta”só faladas pelo povo nordestino.Com essas palavras com sotaque nordestino,as pessoas podem compreender no coração que o êxodo rural realizado pelas pessoas nordestinas e a saudade deles da terra natal de sertão.
Adoro as músicas regionais.Pelas as palavras típicamente nordestina sem gramática,sinto mais entusiasmo do povo nordestino e desfruto o ritmo fantástico da música lá.

ALEIXA

Nenhum comentário:

Postar um comentário