segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estereótipo da coreia

Sou coreana estudando português na UFRGS. Antes de vir ao Brasil, tinha estereótipos sobre Brasil. Por exemplo, será que todos os brasileiros gostam de Samba ou futebol. Com certeza, não foi verdadeiro tudo. Como assim, é natural ter estereótipo para estrangeiros. E pela minha experiência, parece os brasileiros têm pouca compreensão ou não sabem nada sobre Coreia por causa de longa distância físico e diferente área cultural. Como estrangeiro e coreana, eu também conheci alguns estereótipos sobre coreia, vou explicar 2 coisas.
Primeiro é sobre Taekwondo. Um meu amigo brasileiro disse que ele aprendeu Taekwondo durante 9 anos de um coreano e perguntou os coreanos podem fazer Taekwondo bem. E ,muitas vezes, as pessoas perguntam que pode fazer Taekwondo ou não, especialmente para homens. Taekwondo é um tradicional jogo de luta da Coreia e no ano 2000, foi adotado pelo evento dos jogos olímpicos. E eu fiquei muito surpresa porque muitas pessoas sabem de Taekwondo do que antes eu pensava. Na coreia, no caso dos meninos, quase aprendem por mínimo uma vez, mas se nao é jogador de Taekwondo, não fazem bem.
Segundo estereótipo é sobre a cultura de comer cachorro. Comer cachorro é cultura de comida desde a época muito antiga e é conhecido que comer cachorro é bom para recuperar. Mas tem um tipo de cachorro que é criado para comer, não é cachorro doméstico, animal de estimação. E não é que todos os coreanos gostam de comer, também têm as pessoas que não gostam e não comem. Sobre esta cultura, muitas pessoas pensam que esta cultura é muito bárbara. E na verdade, na coreia tinha debate de manter esta cultura ou não. Mas na minha opinião, como as pessoas comem porco, vaca, galo que são criados para comer, cachorro também tem que ser entendido assim. Não é nada mais. E é uma cultura de comida da coreia como cada país tem cultura típica. Não sei porque a Coreia é bem-conhecido só pelo país de comer cachorro e me sinto triste que talvez eles poderia preconceber antes de conhecer a Coréia só por causa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário