terça-feira, 3 de novembro de 2009

BossaNova

A palavra 'bossa' era um termo da gíria carioca que, naquele período, significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha 'bossa'.

A época da Bossa Nova foi definida como o período de 1958-1964.
O ponto inicial dessa gênero de música aconteceu em primeiro de março de 1958, como apresentado no documentário, quando João Gilberto cantou, com a batida de violão diferente, 'Chega de Saudade', gravada pela cantora Eliseth Cardoso, no disco 'Canção do amor demais'. A Bossa Nova não seria melhor nem pior, mas algo completamente diferente que outras músicas. Entrentanto, como a característica de toda novidade, possui imensa vialidade.

O grande encontro do João Gilbontro, Tom Jobim e Vinicius de Moraes simbolizou o enconttro do ritmo/canto, a música e a letra/poesia. Edo Lobo ficou palarisado quando ouviu pela primeira vez a Bossa Nova. Ele disse que foi um canto novo, uma coisa assim absolutamente nova e estranha e a estruturra da música foi tocada também. Deferente que samba canção, a bossa nova foi cantada numa maneira muito mais suave, me parece um murmúrio de emoção. A letra produzida pelo Vinicius de Moraes é poesia mesmo, ainda é um susurro da tristeza e melancolia. E a batida do violão também foi muldificada, você podia ouvir a batida do pulso, coração.

Enfim, gosto muito dessa frase e penso que captura a essência da Bossa Nova: “A Bossa Nova é batida diferente do violão, poesia diferente das letras, cantores diferentes dos mestres.”


Algumas informações de referência ao site: http://www.almacarioca.com.br/mpb.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário