domingo, 8 de novembro de 2009

Estereótipo da China


Fábrica do Mundo

Há quem diga que nos últimos anos, produtos fabricados na China reinou quase absoluta no mercado mundial. Ao mesmo tempo, cada vez mais vem aumentando a voz das queixas que criticam que China será a maior ameaça no mercado do mundo. De qualquer jeito, a China já se tornou sem controvérsia uma maior fábrica global.

No caso de brinquedos de pelúcia, 70% deles são fabricados na China, ou diga, de cada 10 Teddy Bear, há 7 têm a marquinha impressa Made in China . O bom tempo da indústria de processamento é visível a olho nú para quem visita as cidades costeiras do Sul. Se na cidade causa espanto dirigir uma Porsche de US$ 100mil, nas grandes fábricas não carecem de linhas de produção, cada uma avaliada em US$120mil. Casas com piscina e parques privados são mais comuns do que se poderia imaginar.

Desempenhando o papel de “fábrica do mundo”, a China possue três vantagens:

Antes de tudo, o custo de mãos-de-obra e outras despesas são muito baratos. No caso de cabo SATA de dados, na China o custo de produção dele apenas precisa de 1 yuan, que é equivalente a R$ 0,25. No entretanto, o valor médio deste cabo nas lojas brasileiras é de R$ 9,00, que é 36 vezes maior do que o custo.

Além disso, há cada vez mais fabricantes procurando oportunidades no interior da China com o fim de baixar o custo de terras.

Finalmente, após 30 anos do desenvolvimento, o setor terciário chinês já tem um sistema completo de processamento, que tem como receber os mais variados tipos de encomendas.

Por conseguinte, com estas competitividades, “fábrica do mundo” não é mais o estereótipo chinês, ao contrário, a China já converteu esta qualificação em um novo símbolo global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário