domingo, 8 de novembro de 2009

Deixou explicar...

O que aparece na sua cabeça quando ouvir a palavra "China" ou ''chineses''? KongFu? Muralha Grande?Ou todas coisas pode se comer?Tenho certeza que, para os estrangeiros, existem vários estereótipos sobre a China e os chineses por cause de falta de conhecimento. Então, como uma chinesa, me deixou explicar alguma coisa para que vocês poderem conhecer melhor à China e aos chineses.

Sobre KongFu. Quando eu dizer que eu sou chinesa, normalmente, as pessoas disse assim:'' Ah! KongFu! Jacky Chen!'', acompanhado umas gestões que aparecem muito no filme de KongFu. Sem dúvida, KongFu faz grande parte da cultura chinesa durante a longa história e se mostrou ao mundo por causa de filme chinês na década 90. E isso causou uma tendência para estudar KongFu tanto na China quando nos outros país. Porém, também ouvi algumas pessoas dissem que elas acharam que todo chinês sabe como se faz KongFu e sempre voa no dia-a-dia. Quando ouvia isso, eu sempre sorria. Posso entender como no filme chinês sempre há esse tipo das cenas. Mas tem que pensar, se todo brasileiro sabe capoeira ou Samba?Acho que não. De facto, isso é mesma coisa. KongFu, como um tipo de esporte na China, é mais e mais popular. Também como um tipo de esporte, há pessoas que gostem e aprendam mas não é necessário que tudo consiga fazer. Isso é normal.

Sobre comida. No primeiro, tenho que admitir que na China existe um monte de comida e maneira de cozinhar. E os chineses já descobriram muitos materiais para fazer pratos, remédios, etc. Por exemplo, na China, quando uma pessoa tiver doença, primeiro remédio que ela escolhe para tomar é remédio chinês cujo material são ervas, raizes das plantas, até insectos. A medicina chinesa se formou durante milhões anos e já se comprovou que funciona muito bem. Os remédios chineses têm óbvias vantagens: sem efeito colateral! Os materiais são naturais e não contém conteúdo químico. Por causa disso, os chineses têm preferências à medicina chinesa. Mas tenho que enfatizar que não é tudo pode se comer. Ninguém come mosquito, por exemplo, ou mosca. Nós comemos as coisas que já se comprovaram durante um longo período que fazem bem à saúde. Isso é normal.
O estereótipo, não é preconceito, é um fenômeno comum no dia-a-dia. Todo mundo tem alguns estereótipos sobre alguma coisa. Se quiser ver a verdade, na minha opinião, tem que usar um período para conhecê-la com si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário