domingo, 1 de novembro de 2009

Falar inexatamente...

Pode ser errado ou não.

Eu acho que falar diferente da gramática é errado em situações como escrever, falar oficial, informar alguma coisa e etc. Mas também acho que não é errado, porque em língua coloquial, e arte como letra da música e poema, falar inexatamente é mais usado do que correta. Falar incorretamente pode dar sentimento mais delicado, emocionante e fundo. Por isso, falar diferente da gramática não é errado. E isso é muito importante para expressar sentimento nas arte e vida geral.

Imagine a música "Asa Branca". Se letras dessa música escrevesse português correta ou língua estrangeira, não foi boa. Não pode sentir sentimento original, da Bahia. Por exemplo, "Morreu de sede meu alazão", isso significa cavalo na Bahia. Se usar outra expressão como cavalo ao invés de alazão, essa frase não tem característica. E também essa frase traduzir em coreano, não tem diferença entre cavalo e alazão. Deve ser muito estranho e simples. Claro que essa música tem melôdia igual, mas tem outro sentimento. Por isso eu não gosto de música traduzida. Cada música reflete própria cultura. Acho que tem que proteger forma de si. Por isso, nesse caso, falar diferente não é errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário