sábado, 7 de novembro de 2009

Estereótipos da China

Prezados Editores,
Sou um estudante chinês que está fazendo intercâmbio aqui no Brasil na UFRGS. Já ouvi falar muito sobre os estereótipos da China. Acho que isso tem razão. Desde antiguidade a China era pensada um país oriental misterioso pelas pessoas ocidentais. Por causa da uma história muito comprida de feudalismo, a China era um país fechado e raramente foi visitado pelo povo do outro país. Hoje em dia, a China fica mais e mais conhecido pelo todo o mundo, especialmente depois dos Jogos Olímpicos. Mas ainda existem alguns estereótipos absurdos.
Eu sei que os brasileiros não gostam de falar sobre política, mas ainda encontrei algumas pessoas que têm interesse na política da China. Mas normalmente, as opiniões deles são erradas. Conheço que o Brasil foi dominado pela ditadura, e por isso alguns brasileiros acham que o governo chinês é muito cruel e feroz. Talvez para os brasileiros a política da China pode ser ditadura, mas de fato é totalmente diferente. É verdadeiro que o pder da China é na mão de Partido Comunista, mas a orgão de poder da China não é presidente nem alguma pessoa sozinha, mas é a Assembleia Popular Nacional da China. Essa assembleia é construida pelos deputados das diferentes províncias da China. É verdadeiro um tipo de democracia. E a China também insiste a sistema de Cooperação Multipartidária e Consulta Política, que significa que todas coisas nacionais são decididas pelo povo chinês. Algumas pessoas sempre pensam que o governo chinês sempre erra muito. Tem um dito tradicional chinês "Não haja nenhuma pessoa perfeita". E isso significa que todo mundo tem possibilidade de errar. Para as pessoas assim, para o gocerno também. Admito que na China ainda existem alguns problemas, mas se haja um governo que pode dominar 1,3 bilhões de pessoas bem como assim, o governo é o da China agora! Hoje em dia na China, a vida do povo chinês é acompanhada pela felicidade, liberdade e estabilidade.
Além do governo, também há alguns estereótipos sobre os chineses ou a vida dos chineses. Tem um exemplo que é muito simbólico é "todos chineses sabem fazer Kongfu". Com certeza que na China tem muitos flimes sobre Konfu, e os estrelas como Jakie Chen, Jet Li e Bruce Li são muito famosos no mundo. Mas de fato, isso é assim só nos flimes. Só uma parte dos chineses sabem fazer Kongfu, e a razão deles que fazem Kongfu não é para bater outras mas é para a saúde. E Kongfu é considerado um tipo de esporte agora, tem jogos ou seja campeonato de Kongfu, e nos jogos as pessoas só mostram Kongfu, nunca se batem. Quando chegou os Jogos Olímpicos 2008 em Pequim, a China tentou a colocar Kongfu nos jogos, mas não conseguiu. É uma pena.
"Os chineses gostam de fazer todos juntos?" "Não." "Os chineses gostam de fazer todos separados?" "Também não." Tinha um brasileiro me perguntou assim e lhe respoatei assim. Então, como a gente faz uma coisa, juntos ou separado? Isso é depende. Não tem padrão para um assunto assim. Nesse aspeto todo mundo é igual, né? Se precise fazer em unidade, a gente vai cooperar. Se uma pessoa seja suficiente para fazer algo, a gente vai separar, que pode poupar tempo e aumentar eficiência. Antigamente, os chineses verdadeiramente falta capacidade de cooperação. Mas a situação fica cada dia melhor hoje, e os jovens dão mais atenções a cooperação do que antes.
Uma palavra, a China é um país muito grande com uma história mais de 5000 anos. Por isso existir alguns estereótipos absurdos para China é muito normal. Desejo que o meu país possa ser conhecido por mais e mais pessoas.

Atenciosamente,
Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário