segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Encarar Estereótipos

“Você comeu polvo?Aquele que tem muitos ......”a minha amiga brasileira
me perguntou curiosamente e amigavelmente,“Tendi, eu nunca comi,nem as pessoas de volta na verdade......”“É?O que é a comida mais estranha que você comeu na China?”“Um tipo de peixe,preto, pequeno e estreito,é um tipo de delícias de mar......”“Só isso?”Ela abriu os olhos maiores, “pois é, alguns comidas basileiras têm semelhança com comida chinesa......”respondo,“Mas na televisão,as pessoas na China comen polvos vivos!......”Até aquele tempo tudo é óbvio----um estereótipo da China.
Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Por exemplo, um amigo brasileiro meu admitiu que ante que me conhecesse, ele e muitos amigos dele possuiam a noção de que Chineses são baixinhos ( eu sou uma menina chinesa que tem 170 centímetros de altura), bons no karaté (sei um pouco),têm olhos rasgadas(meus olhos são grandes),comen arroz muito( pessoas no sul da China são assim), e são coletivistas e trabalhadores( muitos são e existem outros não). A aceitação de estereótipo é ampla e culturalmente difundida no ocidente, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação. Como alguns denunciam que chineses produzem produtos com qualidade baixa, muitos acreditam que os velhos métodos comunistas são arraigados na sociedade chinesa onde se produz civilização nacionalista ao extremo. Li na internet um comentário é assim “É inconcebível ver tantos progressos capitalistas e ao mesmo tempo tantas mentes coletivistas.”De fato,tavelz não seja tão difícil de compreender se reduzir o nível da contradição de capistalista e coletivista,nem todos os negócios têm qualidade de capitalismo, e nem todos os chineses são coletivistas rigorosasamente. Todavia,nem todos estereótipos são negativos. Segundo um estudo em Portugal que pedia aos estudantes que escolhessem cinco adjectivos de uma lista de setenta e nove que, na sua opinião, melhor caracterizavam os chineses, resultados são cultos , inteligentes , disciplinados , eficientes, organizados , económicos , exóticos , negociantes. Quer positivo quer negativo, eles só fazem parte da China, que é tão grande,colorido, rico e variado .
É muito difícil evitar estereótipos,nós processamos novos conhecimentos do mundo exterior a partir de seleção e redução de informações,por que existem um mar de informações que é impossível para nós conhecermos tudo.Nessa situação , a função de média é tão importante que ela decide qual vai fazer sentido na cabeça do seu povo no fim. No caso da China, acho que devemos tomar medidas efecientes para tirar certos defeitos que realmente existem ,que é rabo de alguns mídias ocidantais que servem como instrumentos politicos. De outro lado,sobre alguns previlégios que não são divulgadas no estrangeiro,talvez precisemos melhorar a nossa função no mundo enquanto reforçar o funcionamento da mídea .


Alguns dados se retiram de -----
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estere%C3%B3tipo
http://ooutrochines.no.sapo.pt/Cap_07_Outro_Chines_2_Representa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário