segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bossa Nova---Música no coração do Povo

Eu sempre acredito que o conceito da música de determinado país está intimamente ligado às expressões da autenticidade, da integridade e da liberdade. Ela é uma manifestação coletiva que reúne heranças do passado, modos de ser do presente e aspirações.O surgimento e a função de Bossa Nova comprova disso.
A Bossa Nova surge em 1958 como uma nova alternativa estética à música popular brasileira. Ela propõe um novo uso melódico das tensões harmônicas e uma abordagem orquestral mais enxuta, tendo o violão – junto à voz – novamente como o centro da cena. E obtendo também os aspectos rítmicos do samba, que desde o samba orquestral dos anos 50 haviam se diluído. Os poemas das canções, sobretudo no tema amor, tratam das situações de maneira mais feliz e coloquial, menos parnasiana, resgatando a naturalidade. Era a “música voltada para o detalhe, e para uma elaboração mais refinada com base numa temática extraída do próprio cotidiano- do humor, das aspirações espirituais e dos problemas da faixa social onde ela tem origem”.A outra caraterística da Bossa Nova é que ela fez uso de acordes alterados, com notas estranhas à harmonia clássica, conhecidas popularmente como dissonantes.
Quando ouvi pela primeira vez a Bossa Nova, o cantor canta levemente e melodiosamente, àz vezes,que parece mais relatar uma história e uma emoção íntima.Nessa melodia,em vez de ser levado na canção certa,é mais fácil se aproximar ao pensamento da vida prória. Então, a meu entender, Bossa Nova cria uma atmosfera de espaço de cada um,liberdade e igualdade, é exatamente o espírito do Brasil,não acha?
A Bossa nova será viva no coração do seu povo para sempre- por causa da sua melodia, devido também à história arraigada à sangue brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário