quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estereótipos

A existência de estereótipo é um fenômeno interessante. O grupo A tem uma idéia e uma impressão do grupo B, quando nenguém do grupo A conhece um membro do grupo B. Às vezes, o estereótipo fica mesmo com verdade, mas às vezes fica não.
Quando falamos com estrangeiros, não é difícil de detectar que as estrangeiros têm muitos estereótipos sobre a China e os chineses. Por exemplo, todos os chineses podem fazer o KongFu, eles comem cachorro e sofrem a autocracia do governo, sem nada liberdade.
Mas atualmente, o KongFu, é um tipo de habilidade. Alguem que queira ser como Jacky Chen, tem que encontrar um professor e praticar muito. E o cachorro, só é comum para alguns chineses, tem outras pessoas, que não comem muito, e também há pessoas, como eu, por razões diferentes, não come nada cachorro. Nunca me sinto que ficava sem nada liberdade, a minha vida na China foi alegre com várias possibilidades.
Pode explicar para uma pessoa, para um grupo de pessoas, mas não pode explicar para o mundo e ser acreditado por cada uma pessoa. Então não fico muito surpresa quando os estrangeiro falando sobre um estereótipo estranho.
Mas como estereótipo existe?
Acho que, é porque a gente especialmente presta atenção nas coisas diferente das maneiras dela de pensar e atuar. Ninguém fala como isso: “Você sabe? Na China, a gente sorre por expressar amidade!!!” Porque no Brasil a gente também faz assim. Mas se a gente sorra para expressar abominaçãp, quando no Brasil riso ainda significa amidade, vai ter pessoa falando como isso: “ É muito mal na China quando a gente sorre, significa abominação!” E depois, tudo mundo sabe os chineses como um grupo de pessoa que expresse abominação com riso. Este é um estereótipo.
Uma outra razão é, a terra é tão grande que ninguém pode experimentar todas verdades. As impressões que existem é a imagem feito pela mídia. Mídias diferentes serve interesse diferentes e fazem imagens diferentes, e o alvo público cria estereótipo diferentes.
Quando os estrangeiros tendo estereótipos sobre nós, acho que os chineses também têm estereótipos sobre outro países. É uma boa razão que o mundo fica tão colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário