quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Estereótipo da China

Estereótipo da China
Prezado editor,
Sou uma aluna chinesa que estou fazendo intercâmbio aqui em Porto Alegre. Desde eu chegou, ouvi que falaram muitos estereótipos da China. Entre eles, acho que esses seguintes são mais interessantes: a China está famosa por: comer coisas inconvencionais, characterística implícitas e a política de filho único.
Hehe, Chineses não comem qualquer coisa no mundo. Não.
Sempre tem pessoas me perguntam que é verdade os chineses comem cachorro e insectos? Eu nunca como esses coisas, acho muito estranho. É que no norte da China, existe uma étnica minoria chamando Chaoxian. Eles comem cachorro por causa do inverno frio. Naquela região, não crescem muitas plantas e é difícil desemvolver
Outro excepção é cantoneses. Eles têm um hábito de tentar comer coisas novas. Os cantoneses levam cozinha muito sério. Eu sinceramente conto que os pratos cantoneses são perfeitos, adoroooo. Esses são os costumes da minoria do povo chinês, mas entendo que é fácil ter um estereótipo com base de uma área de um país, como calor é o estereótipo do Brasil, mas aqui eu já experimentei o frio.
Para characteres implícitas, eu concordo. É que todos os chineses consideram a unidade no primeiro lugar. Por isso, existe menos espaço individual e criatividade. Nós gastamos bastante tempo na relação social: relação entre os amigos, relação hierárquica e relação pessoal e colectiva.
E a política de filho único, eu odeio isso. Gostaria de ter muitos irmãos. Mas agora, se dois filhos únicos se casem, eles podem ter 2 filhos. Ainda bem...
A China é um país grande com uma história longa, por isso, temos muitas tradições. Desejo que os estrangeiros se tratam esses como um fenômeno cultural e tentam experimentar, tenho certeza que conhecer um país antigo vai ser legal!

Sarah Lin

Nenhum comentário:

Postar um comentário