terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carta para ZH sobre falar certo ou errato

Caro Editor,

“Falar diferente da gramática é falar errado?” Bom, acredito que não. Na minha opinião, a gramática seria um conjunto de regras gerais aplicadas à organização das palavras e formação das expressões e frases.

Cada paçavra, carregando sua informação específica, seria um pedacinho de pensamento das pessoas quando aplicada a dar opiniões e expressar ideias. Com gramática geral,as palavras apresntam como as pessoas pensam numa maneira, praticamente, lógica e fluente. São feitas pelas pessoas essas regras gramaticais com finalidade a servir melhor a comunicação de pensamentos e trocada de ideias. Por isso, penso lógico que alternar a ordem das palavras quando precisa para se expressar melhor.

Nas obras musicais e poéticas, a mudança de ordem seria ainda comum com os propósitos de rimar e dar ênfase em algumas detalhas. Nesses casos, se fossem escrito gramaticamente “correto”, perderia a mensagem e a sensação.

Na canção Asa Branca, tem uma frase que eu gosto é assim “ Quando o verdo dos teus olhos se espalhar na plantação, eu te asseguro não chore não, viu que eu voltarei, viu, meu coração.” Se fosse escrito como “Eu te seguro que eu voltarei. Não chore. Viu meu coração”, perderia o ritmo e sensação poética.

Atenciosamente,

Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário