terça-feira, 10 de novembro de 2009

A impressão de Porto Alegre

(A impressão de Porto Algre)

Antes de chegar no Brasil, eu imaginava a sociedade do Brasil  como  a sociedade onde as pessoas diferentes são totalmente misturadas. Para mim,o Brasil é um pais que tem a mais diversidade do que outro pais no América Latino ou no mundo mesmo.  A imagem da cultura  do Brasil  sempre mostra negocios com culturas diferentes  misturadas. Carnaval, Bossa nova, baile funk ,churrasco,Obra do Óscar niemeyer, Obra da Tomi Otake etc...Todos são resultados da amálgama da cultura.

Mas quando eu chegei no Porto Alegre, eu achei a sociedade daqui eram mais homogenêo  do que eu imaginava. Eu li um pouco sobre

A historia do Porto Alegre por isso, na cabeça eu estava preparado.

Porém, a realidade foi mais extremo do que eu imaginava. Nos primeiros dias, eu só encontrava as pessoas que tem origem europeu, por isso eu comecei a me acreditar que aqui em Porto Alegre, só têm as pessoas decendentes dos Europeus exsitem e mulato,índio e negro têm muito muito pouco.Esse foi um susto  para mim, mas o segundo choque ocorreu quando eu começou a frequentar o campus da vale.

No caminho à universidade, eu vi os bairros que parecia muito simples e lá maioria dos moradores são mulatos ou negros. Eu achei que estas pessoas são escondidos e levados ao estado invisíveis.

Depois eu reconhecei a segregação da sociedade é bastante grave e clasifficada. Ate alguns amigos brasileiros indicaram que tinha discriminação forte no mercado de trabalho e cotidiano. Por isso minha imagem do Brasil, onde todo mundo é misturado e mora junto, acabou na realidade triste.

Ate aqui eu falei sobre experiencia mais politico em Porto Alegre . Quando  vi outro aspecto de Porto Alegre, pricipalmente pensamento do gaúcho como mostrado na canção,eu reconheci que no Brasil também tem a expressão  ligada com melancolia. Com meu preconceito, uma expressao dos Brasileiros focalizava em coisas alegrias. Neste sentido eu notei que o Brasil tinha a diversidade da expressão em fim.

YukiYama

 

Um comentário:

  1. Sou de Porto Alegre, meu pai veio do Japão e mora a 60 anos no Brasil.
    Trabalho agora no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa). Faço pesquisa de trabalho, desemprego e salário. Vou em bairros simples e em bairros ricos e falo com as pessoas para fazer pesquisa.
    Vejo tudo isto de perto.
    Entendo sua impressão.
    Voce viu Porto Alegre muito bem.

    ResponderExcluir