domingo, 1 de novembro de 2009

Aula 10 - Música Nordestina (Parte 2)


Olá, pessoal!

Nesta aula continuamos trabalhando com a canção Asa Branca e as diferenças de vocabulário apresentadas a fim de responder se o narrador da letra da canção fala errado ou não. Conforme conversamos, há diversas formas na língua portuguesa, muitas usadas em diferentes regiões do país, que acabam cararacterizando a identidade das pessoas que as usam. No caso da letra de Asa Branca, as formas do vocabulário utilizado representam como o povo do sertão nordestino fala e essas formas são corretas dentro daquele contexto. Porém, o importante é lembrar que elas estão corretas por se tratar daquele contexto específico. Se por exemplo, alguém em uma entrevista de emprego usar aquele vocabulário, provavelmente será tratado como se não soubesse falar português corretamente. Portanto, é importante dominar também o português considerado padrão.
Além de abordarmos variação linguística, ouvimos quatro músicas representando quatro outros gêneros musicais nordestinos: Que falta me faz um xodó (forró), Vem, meu amor (axé), festa do interior (frevo) e O xote das meninas (xote). Vimos que esses gêneros estão relacionados à dança e que, exceto o axé, são tocados com instrumentos típicos de lá: a sanfona, o zabumba e o triângulo.
Como tarefa para a próxima aula, vocês devem escrever uma carta de opinião respondendo a seguinte pergunta: falar diferente da gramática é falar errado? Justifiquem a sua opinião e deem exemplos com base na letra de Asa Branca e/ou na sua própria língua.

Até terça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário