segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Carta sobre linguagem coloquial__Sônia(Shuang Li)

Prezado Senhor:

Vi uma parte da Zero Hora interessante. Um artigo sobre se a linguagem coloquial seja errada ou correcta. Nesse assunto, tenho muito interesse. Aqui, estou muito prazer apresentar a minha própria opinião: acho que falar diferente da gramática não é falar errada.


Como existem sotaques e gírias em muitas regiões durante período longe na vida ,a linguagem falada nessa região específica já formou uma meneira própria para falar entre as as pessoas da mesma terra natal. Isso não é errada. Só é um tipo de costume, costume de viver e falar. Por causa disso, uma região possui a sua característica especial, desde costume de comer, de viver, de vestir, até costume de falar, o que agora causa mais dúvida. Como nós sempre estamos a estudar sobre língua formal e informal, a linguagem coloquial é tipo de língua informal que só é usada na vida cotidiana , ao invés de carta ou artigo formal. Para estudar uma língua estrangeira, temos de conhecer não só as palavras para escrever,mas também palavras usadas na vida diária.


Nós estudamos a canção da parte nordeste brasileira que se chama Asa Branca. Há muitas palavras como óio, oiei, ou farta. Algumas palavras podemos adivinhar a significa desde pronúncia. São mais ou menos semelhantes, de facto. Isso faz uma parte importante dessa região e é o que deixa essa região diferente de outras.


No caso da nossa terra natal, também é semelhante. Na China existe muitos tipos de sotaques diferentes e dialetos que alguns deles mesmo chineses não podem entender nada. Todos são correctas. Falar diferente da gramática é formado durante tempo longe e não é possível mudar essa situação. Eu também falo chinês com sotaque da minha terra natal que fica nordeste da China. Quando eu falo, não dou tantas atenções à gramática e claro isso não preciso, mas todo mundo pode entender. China mobiliza a mandarin. Isso ajuda o povo entender melhor e comunicar melhor. Mas ninguém sugerir a cancelar a maneira de falar de cada região diferente. Quando estou com as pessoas de mesma terra natal, é natural que nós falamos com mesmo sotaque o que no mesmo tempo mostrar simpático e paixão. Eu gosto de falar com sotaque. Isso me dá um sentimento de sempre estar na minha casa, mesmo que eu já saiu da minha cidade por alguns tempos. Esse é um costume, mas mais parece uma maneira de mostrar e matar saudade.

Obrigada pela sua atenção
Abraço
Sua
Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário