quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chineses Não Têm Nenhuma Liberdade?

Sou estudante chinesa aprendendo português em Porto Alegre,Brasil.A primeira vez que eu ouvi essa teoria que,chineses não têm nenhuma liberdade,foi no taxi em uma noite.O taxista me perguntou com grande curiosidade,“De verdade,os trabalhadores chineses não têm nenhuma liberdade,né?”
Tudo está sob ditadura na China!Esse estereótipo da China existe em todo canto do mundo e parece nunca tem tendência de diminuir.
Sendo universitária,primeiro eu quero salientar é que eu me sinto feliz viver na China.Admito que mesmo que os assuntos acontecendo na China normalmente possuem uma cor de ser rígidos e rigorosos,eu me sinto segura vivendo na China.Dentro na universidade,um lugar que se reúne os elites da sociedade,o ambiente é repleto de liberdade e criatividade.Adoro minha universidade que se caracteriza pelos curso de jornalismo e apresentação.Cada vez eu andar na campus,vir alguns estudantes entrevistando outros sobre as opiniões deles de um tema quente.Mesma situação ocorre na outra universidade.Esses jovens,que representam o futuro da China,estão engolindo os conhecimentos novos em um palco com liberdade oferecido pela universidade.Criatividade,procura da liberdade e da realização de valor individual são símbolos deles.
Por outro lado,sobre ditadura,existe um fenômeno interessante,é que as pessoas estrangeiras,especialmente os do ocidente,estão manifestando simpatia para o povo chinês que está vivendo em uma situação sem liberdade e felicidade.Enquanto as pessoas chinesas estão confusas que porque o povo estrangeiro sempre nos consideram como levando uma vida indigente e sem liberdade.
De fato,o povo chinês é um grupo prático.De que eles se importam é sobreviver com condições comodamente.Quem pode lhes assegurar a vida segura e relativamente cômoda,eles vão obedecer àquele partido.Essa percepção é porque a China está na fase básica da etapa de desenvolvimento.Para o povo chinês,atualmente,liberdade é que a União de Trabalhadores lhes garantem os direitos básicos de ganhar dinheiro suficiente para sustentar família ou desfrutar a vida de alguma maneira.A consciência de direitos humanos e os assuntos relacionados à política estão afastados ao mundo deles.
Liberdade na China não significa uma culpa de uma pessoa ou de um partido.Esse fenômeno só indica que a China ainda tem um caminho longo para alcançar uma sociedade cuja povo considerá a liberdade como um direito importante e terá crença de realizá-la.Dizer simplesmente que a China não tem nenhuma liberdade é superficial sem um conhecimento profundo da situação real e específico da China.


ALEXIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário