terça-feira, 3 de novembro de 2009

Diferenças sociais do Brasil e como As Pessoas As Convivem


Antes de começar, tenho que explicar o que significa exatamente a diferença social, que é forma de vida diferenciada, propria. Neste sentido, provavelmente, seria comum a pensar na condição financeira. Sem dúvida que essa influencia ou até predomina a vida material de todos.

Numa Macro-perspectiva, com os esforços da sociedade brasileira durante as últimas décadas, vários projectos lançados pelo governo com propósito de desenvolver a economia e sociedade alcançaram grande sucesso e o Brasil já, geralmente, se tornou de um país agricutural a um industrial. Em 2007, o seu PIB(Produto Interno Bruto) de cada pessoa foi $6842 que se classificou 61 entre todos os países (quando a China se classificou 104 com $2640). Hoje em dia, o Brasil atrae um investimento de quase $20 bilhões anualmente, possui um nível de urbanização com uma percentagem bem alta de 81%.

Sem dúvida, agora o Brasil é a maior força econômica na america do sul. Entretanto, crescem várias problemas sociais na sociedade no processo de desenvolvimento.

As desvantagens do modelo de desenvolvimento impleentado desde década 60 do XX século eram: o governo atribuiu a maior importância ao desenvolvimento econômico que o social, além disso, nas atividades financeiras prestou maior atenção nas regras do mercado que a justiça social. A política Neo-liberal aumentou a pobreza geral e os desempregos que acelerou a polarização da sociedade. O Coefficiente de Nigi do Brasil (que apresenta a situação de distribução social) é por volta de 0.6, que é mais elevado do mundo. As diferenças sociais, principalemte, provoca várias problemas. Por exmplo, surgiram muitas favelas no processo de urbanização em que creaceram violência e tráfico de drogas, resultando em deterioração na segurança social e qualidade da vida urbana. Alem disso, o Brasil tem uma cultura de procurar a seguir a maneira mais fácil para conseguir alguma coisa, por isso, são graves os crimes organizados como mendigar, assaltos, e falsificação.

Os brasileiros convivem com isso de forma, ao meu ver, bem senata: geralmente a sociedade brasileira está na harmonia e não surge grande turbulência ou atividadesa públicas em massa com finalidade anti-governo. A razão principal disso, é que o governo aplica séries de medidas a resolver essas problemas e diminuir a diferença social.

Por exemplo, no processo de modernização econômica, tenta cultivar uma grande magnitude de classe média que se torna uma força essencial a garantir a estabilidade financeira e social. Além disso, fornerece a educação básica, promete projetos como Bolsa Família e Zero Fome que já ajudaram milhares famílias e as tirou da sua miséria. O que mais, a paixão nacional por futebol seriam bem proveitada pelo governo e muitas outras a aliviar a tensão social, diminuir a diferença entre os ricos e os pobres, manter a estabilidade bem como a coesão nacional.

PS: Acho que essa foto é bastante chocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário