segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Uma carta para editor da Zero Hora

Prezado editor,

Sou uma estudante da China que está em Porto Alegre, aprendendo português. Falando sobre o tópico:''falar diferente da gramática é falar errado?'', queria dar algumas opiniões no ponto de vista de uma estrangeira.

Como todo mundo sabe, uma linguagem foi formada durante um longo período. E durante esse período,em cada região que fala este linguagem aconteceu eventos diferentes. Por exemplo, em algumas regiões as migrações foram recebida; em algumas aconteceram guerras; e em outras tudo era tranquilo. Nós podemos imaginar as consequências: as linguagens que eram da mesma origem mudaram. As mudanças podem ser o sotaque, o sentimento das palavras, até a gramática. Porém, essas linguagens que se falam em diferentes regiões são completamente corretas. As pessoas locais usam as no dia-a-dia.

Esse situação, por exemplo, existe na China. Na China, existem mais de 80 dialetos. Quase cada um tem gramática diferente. O dialeto do sul, coloca o verbo antes de complemento, mas isso é errado na gramática padrão em mandarin. Contudo, isso não é um problem e as pessoas podem entender umas às outras segundo o contexto. Também existem as expressões que foram criada na época antiga e são ''erradas'' na gramática no momento, mas ainda se usam por todo chinês hoje. Penso que isso é um fenômero normal em todo país. Por exemplo, uma música chamada ''Asa Branca'' do nordeste usa o sotaque diferente mas até eu, uma estrangeira, posso conhecer o sentimento da música.

Na China, existe uma frase: uma região cria um tipo de pessoas. E o tipo inclui a cultura, a linguagem, a habitação, etc. Ninguém pode identificar que falar diferente da gramática é errado ou não, por que a gramática aqui não tem um padrão. Uma linguagem que se usa numa região por muito tempo e se todo mundo costumar a falar à essa maneira, então, essa maneira de falar é ''gramática''.

Isso acima é minha opinião. Agradeço a você por ler minha carta.

Abraço,

Amanda Liu

Nenhum comentário:

Postar um comentário